Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Centro de língua Portuguesa da cidade da Praia completa 22 anos com resultados “muito positivos”

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O Centro de Língua Portuguesa, na cidade da Praia, completou neste mês de Novembro 22 anos de existência com o Camões – Instituto da Cooperação e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) a classificarem de “muito positivos” os resultados.

Em declarações aos jornalistas à margem da sessão comemorativa realizada hoje no campus da Uni-CV, onde está instalado o Centro, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, declarou-se muito satisfeito com os resultados alcançados.

“O centro nasceu há 22 anos e ao longo desse período também saltou de uma instituição para outra, e agora está na competência da universidade. De uma forma global estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e muito satisfeitos também com as novas instalações”, disse.

O diplomata português considera que estão reunidas as condições necessárias para a lecionação e a aprendizagem da língua portuguesa na universidade de Cabo Verde, bem como a expansão do centro.

Por usa vez, a reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, disse que os impactos da instalação desse centro na universidade são visíveis e efectivos, desde o apoio à capacitação de professores de língua portuguesa para o sistema educativo, como também o apoio na construção de programas tanto de graduação como de pós-graduação na área de língua portuguesa como língua segunda.

“Temos também a participação desse centro em todas as iniciativas de divulgação, de literatura, da cultura e da língua portuguesa dos países lusófonos. Portanto os eventos de extensão universitária são muito frequentes, o que permite a transferência de conhecimentos e na internacionalização”, apontou

Judite de Nascimento destacou também a importância do programa de nivelamento em língua portuguesa que é oferecido aos estudantes estrangeiros que ingressam nos cursos na Universidade de Cabo Verde.

A sessão comemorativa contou a realização da II Edição de Insularidades – Literaturas em Língua Portuguesa, subordinada ao tema “utopias insulares”, num painel de comunicação dedicado à literatura cabo-verdiana com a participação dos docentes e investigadores Augusta Évora Teixeira, Daniel Medina, Maria de Fátima Fernandes, Salif Diallo Silva, Wlodzimierz Jozef Szymaniak e Mariana Faria.

O Centro de Língua Portuguesa da Cidade da Praia é uma unidade de extensão associada, criada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Foi inaugurado em 1999, no antigo Instituto Superior de Educação (ISE).

O Centro tem como principais objectivos apoiar a formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa, desenvolvido um plano de actividades que integra programas de formação, investigação e extensão.

MJB/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos