Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Portugal realiza workshop de olaria tradicional do arquipélago

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O CCCV em Portugal realiza, hoje e amanhã, 25, um workshop de olaria tradicional de Cabo Verde, com acompanhamento dos autores da exposição “Da Saudade do Sal da Terra”, Jacira da Conceição e Pedro da Conceição.

Conforme o comunicado enviado à redacção de Inforpress, o curso prático vai acontecer no CCCV, das 10:00 às 18:00 e é dirigido a pessoas de qualquer idade que deseja conhecer a cultura material cabo-verdiana, aprofundando e desenvolvendo conhecimentos e aptidões sobre a olaria tradicional de Cabo Verde.

Com este curso prático e intensivo, avançou a mesma fonte, pretende-se “apetrechar” os participantes na técnica de base da modelação e da cerâmica, assim como desenvolver os conhecimentos no âmbito da cultura material e de todo o processo operatório da olaria tradicional de Cabo Verde, especificamente, do lugar de Trás-dos-Montes, na ilha de Santiago.

De acordo com a organização, os participantes vão ter a oportunidade de aprender a preparação das pastas, as diferentes técnicas de modelação tradicional cabo-verdiana, o processo de secagem, os acabamentos através de óxidos, engobes, bem como a técnica de brunir e finalmente a cozedura em forno tradicional, soenga, com matéria combustível orgânica.

O workshop, segundo a nota, vai ser uma oficina, sobretudo prática, passando por todos os processos que constituem a cadeia operatória de uma peça de cerâmica.

Os participantes terão a chance de instruir-se ainda sobre “o tratamento de superfície, o vocabulário cerâmico, a secagem e a queima, consulta de livros sobre olaria tradicional, visionamento de filmes sobre a olaria tradicional de Cabo Verde, Visita de estudo à exposição “Da saudade de sal da terra”, patente no CCCV”, lê-se no documento.

A fonte, avançou ainda que serão dois dias de “vivências” de aprendizado e imersão no processo da olaria cabo-verdiana, adiantando que a exposição da “Da Saudade do Sal da Terra” está aberta para visitação também no Centro Cultural de Cabo Verde.

TC/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos