Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Censo da População: Presidente da República apela aos cabo-verdianos para colaborarem com os inquiridores do V RGHP

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – O Presidente da República pediu hoje os cabo-verdianos para colaborem com os inquiridores do Instituto Nacional de Estatística (INE) do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGHP-2021), que se realiza 16 a 30 de Junho, em território nacional.

Num comunicado à Nação, no Palácio da Presidência da República, na Cidade da Praia, Jorge Carlos Fonseca lembrou que o RGHP é uma tarefa “fundamental” para Cabo Verde definir as suas políticas públicas.

“No fundo, o Censo da população e habitação é para sabermos quantos somos aqui no arquipélago e como é que estamos. Isto é naturalmente importante a todos os títulos”, explicou.

Jorge Carlos Fonseca precisou, no entanto, que esta ferramenta é um pressuposto importante na definição de políticas públicas, nomeadamente da família, habitação e economia.

“Portanto, se trata de um pressuposto fundamental e, por isso, apelo a todos os cabo-verdianos que se disponham a colaborar, por se tratar de uma tarefa de grande interesse nacional”, sublinhou.

Para o mais alto magistrado da Nação, os condicionalismos da pandemia covid-19  “não são impeditivos” para que esta operação não se realize, desde que sejam cumpridas todas a recomendações sanitárias, por parte dos inquiridores e da população.

O Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística de Cabo Verde, realiza-se de dez em dez anos, de acordo com as orientações das Nações Unidas, e visa obter dados sobre a população e aspectos sociais relevantes que sirvam de base para uma planificação do desenvolvimento mais próxima da realidade do país.

Para o V RGPH foi recomendada a utilização das novas tecnologias na entrevista dos agentes de terreno, para a prevenção do novo coronavírus, e a utilização das novas mídias na sensibilização da população.

Os resultados do RGPH-2021, de acordo com o INE, permitem facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo na formulação, seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas, mormente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável  (PEDS).

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos