Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cenozo soma mais um prémio internacional em investigação jornalística

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – O Centro Norbert Zongo para o jornalismo de investigação na África Ocidental (Cenozo) acaba de somar mais um prémio a nível internacional concernente às boas práticas de investigação jornalística, informou a organização em uma nota enviada à Inforpress.

A distinção, diz a mesma fonte, chega pelas mãos do projecto West Africa Leaks que é  atribuído pela organização norte-americana Society Advancing Business Editing and Writing (SABEW), quem incluiu Cenozo na lista dos Melhores do Negócio (Best in Business (BIB) Awards).

O projecto West África Leaks (colaboração entre Cenozo, Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e onze medias da África Ocidental) venceu na categoria projecto internacional.

“Mais uma vez a investigação “made in África” foi premiada”, diz a mesma fonte dando conta que, em menos de um ano, esta é a segunda distinção que a Cenozo recebe de uma organização americana.

A primeira distinção chegaria, entretanto, no ano passado quando Cenozo foi “louvado pelas boas práticas de jornalismo investigativo”, atribuído pela National Association of Black Journalists também dos EUA.

Prosseguindo, a organização afirmou que estas distinções que chegam “em boa hora”, uma vez que o projecto West Africa Leaks comemora, em Maio deste ano, um ano exacto após a publicação das 16 investigações no seu site na internet que, para além de terem “sacudido” os países visados e a região, também colocaram África no centro das atenções a nível internacional.

Por outro lado, afirmou a mesma fonte, esses prémios enaltecem o trabalho que Cenozo, sua equipa e parceiros têm feito na vanguarda da investigação no continente africano. A prova disso, acrescentou, é a recente publicação de mais de uma quinzena de “investigações bombásticas” que agora chegam a outros continentes – América e Europa – graças a sua tradução em cinco línguas: além do francês, inglês, português, espanhol e também italiano.

A Society Advancing Business Editing and Writing (SABEW) é uma organização americana independente e sem fins lucrativos sedeada na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa Walter Cronkite da Universidade Estadual do Arizona, no centro de Phoenix.

Hoje, seus mais de 3000 membros são da América do Norte e de vários países: 2.637 membros institucionais de 132 veículos de comunicação, 51 membros institucionais de seis instituições académicas, 175 membros jornalistas, 135 membros estudantes e 12 membros associados.

Como parte de sua missão educacional, a SABEW patrocina uma convenção anual e uma conferência especializada em relatórios. Também é esta entidade quem organiza anualmente a competição BIB Awards que premeia os melhores do jornalismo empresarial.

Este ano, o evento contou com 79 categorias, entre eles, inovação, projecto internacional, inquérito, notícias de última hora, áudio e vídeo, finanças, economia, média/ entretenimento, jornalismo estudantil, viagens, etc. Também foi atribuído menções honrosas a alguns jornais internacionais, entre eles, o The New York Times e The Guardian (categoria grande investigação).

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos