Celebrar o dia das Forças Armadas é lembrar 53 anos de actividades dedicados ao serviço do país – Comandante da Logística

Espargos, 15 Jan (Inforpress) – O comandante da Logística, Capitão de Navio, Armindo Graça, considerou, na ilha do Sal, que celebrar o Dia das Forças Armadas (FA), assinalado hoje, é lembrar 53 anos de actividades “sempre” dedicados ao serviço do país.

Armindo Graça fez essas considerações durante cerimónia de celebração do 53º aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde, a que presidiu, em representação do Chefe do Estado-Maior, Anildo Morais.

“Por vezes discretos, mas sempre dedicados ao serviço do país, e contribuindo para o prestígio da instituição – Forças Armadas de Cabo Verde -, a que nos orgulhamos muito”, sublinhou, reforçando que celebrar este dia, é também revisitar a história, relembrado o dia 15 de Janeiro de 1967.

“Data em que o heroico grupo de jovens, que assumiu o desafio histórico de ser o grupo fundador das nossas Forças Armadas, prestou juramento, reiterando o seu compromisso de dar a sua vida para que Cabo Verde se estabelecesse em Estado”, conta.

“E assim, com a independência conquistada, o povo cabo-verdiano tomasse nas mãos as rédeas do seu destino”, lembrou, acrescentando, que a evocação daqueles que os precederam, cuja memória tem-se vindo a preservar, constitui “um importante estímulo e uma consciente responsabilização, que é fruto desses feitos, tradições e práticas transmitidas e herdadas”.

Armindo Graça conclui, ponderando, que a preservação da paz e da segurança “exigem” um esforço activo e permanente de todos.

“A sociedade, os responsáveis políticos, os cidadãos anónimos, os militares, conjuntamente, devem unir esforços para que tenhamos um país cada vez mais seguro”, finalizou.

No Sal, a programação em celebração ao dia 15 de Janeiro, vem decorrendo desde o início do mês, com várias actividades cívicas, recreativas e de lazer, competições desportivas entre instituições, devendo terminar no dia 18, com uma corrida das Forças Armadas.

As actividades de hoje tiveram lugar no Comando da 2ª Região Militar, nos Espargos, com desfile das tropas em parada, condecoração a um militar com medalha de mérito, por comportamento exemplar, entre outras exibições.

As celebrações terminaram com um almoço convívio.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos