Cidade da Praia, 20 Set (Inforpress) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) discutiu hoje, com as autoridades nacionais, soluções e projectos a serem desenvolvidos em Cabo Verde de modo a acompanhar o processo de integração do arquipélago na região.
A informação foi avançada pela nova comissária da CEDEAO para os assuntos económicos e agricultura, Hadja Massandje Touré-Lits, no final do encontro que manteve com o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Esta responsável, que visita Cabo Verde no âmbito da 8.ª Reunião Anual das Redes Regionais de Saúde Animal (RAHN) da CEDEAO, que decorre de 19 a 23 deste mês, na Cidade Velha, adiantou que a comissão tem implementado projectos estruturantes e que vão continuar a acompanhar e apoiar o País.
“Reafirmamos que a CEDEAO irá acompanhar a república de Cabo Verde nos projectos estruturantes sobre a questão da água, da agricultura e outras áreas como o comercio”, apontou.
Por seu turno, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, mostrou-se muito convicto de que as duas partes vão cooperar nos próximos tempos, sendo que teve a oportunidade de partilhar com a comissária a realidade de Cabo Verde em relação à mobilização da água para a agricultura.
Segundo o governante, o arquipélago não dispõe de rios e tem mobilizado água subterrânea, iniciou a abordagem da dessalinização da água do mar e da reutilização das águas residuais tratadas na agricultura.
“Gostaríamos de ter uma atenção muito especial do comissariado em relação a isto tendo em consideração que nós também precisamos de mobilizar recursos, financiamentos, investimentos em tudo que diz respeito à mobilização da água para a agricultura”, sublinhou.
AV/HF
Inforpress/Fim