Cidade da Praia, 12 Ago (Inforpress) – O CCS-SIDA promove, hoje e terça-feira, 13, dois ateliês sobre VIH-SIDA, Género e Direitos Humanos, visando reforçar a implementação e monitoramento do processo da certificação nacional da eliminação de transmissão vertical de VIH e de Sífilis.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, estas acções serão dirigidas a cerca de uma centena de participantes, afectos às ONG e à Rede Nacional de Pessoas que vivem com VIH, em matéria de Género e Direitos Humanos e decorrem na cidade da Praia.
O objectivo visa reforçar a participação de mulheres e das organizações da sociedade civil, na implementação e monitoramento do processo da certificação nacional da eliminação de transmissão vertical de VIH e de Sífilis.
Conforme considerou o secretariado executivo do CCS-Sida, Cabo Verde é um dos primeiros países africanos reconhecido com potencial de alcançar a certificação da eliminação da transmissão do VIH e da sífilis de mãe para filho no horizonte 2020.
Daí, elucidou a mesma fonte, a decisão do Ministério da Saúde de lançar em Junho de 2018 a iniciativa de preparar o país para a certificação da eliminação com o objetcivo de fortalecer a gestão da atenção primária de saúde.
A iniciativa visa ainda aprimorar as acções de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de grávidas, parceiros sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e do sistema de informação, monitoramento e avaliação contínua da política pública voltada para a eliminação da transmissão vertical.
O CCS-Sida informou ainda que esses ateliês se realizam no âmbito da implementação do Projecto de Reforço de Capacidade das Comunidades e de Mulheres para a mitigação do estigma e de discriminação e conta com o financiamento da Unicef.
O CCS-SIDA é o órgão de coordenação da resposta multi-sectorial face ao VIH/SIDA. É encarregado de coordenar a implementação da política global do Governo em matéria de luta contra a SIDA e de seguir todos os programas e projectos executados no país neste domínio.
O Secretariado Executivo (SE) é a estrutura funcional de apoio ao CCS-SIDA para a implementação das actividades e responsável pelas relações entre o CCS-SIDA e as entidades públicas (governamentais e municipais, incluindo a saúde), as entidades privadas e a sociedade civil organizada. É também responsável pela gestão dos recursos financeiros mobilizados.
CM/ZS
Inforpress/Fim