CCS propõe criação de banco de investimento da CPLP para alavancar os negócios na comunidade

Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – A criação de um banco de investimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma das propostas da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) que detém actualmente a presidência de honra da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP).

Segundo o secretário-geral da CCS, José Luís Neves, esta proposta consta do plano de acção apresentado em Novembro pela instituição, quando assumiu a presidência de honra desse organização empresarial da comunidade.

“É uma proposta que pretendemos implementar durante o mandato”, disse, adiantando que desse plano consta a questão da mobilidade que considera ser um assunto importante para os empresários dos países que integram a CPLP.

A Câmara de Comércio de Sotavento considera que se os empresários não poderem movimentar-se no espaço comunitário não poderão também realizar negócios. Neste sentido indicou o secretário-geral que há um conjunto de outros instrumentos que a CCS pensa promover durante o seu mandato.

“Temos em perspectiva acordos para eliminar a dupla tributação, acordos bilaterais para supressão de visto. Mesmo que não consigamos a mobilidade plena, esperemos que tenhamos acordos bilaterais pontuais para a supressão de vistos, entre outros instrumentos que pensamos promover para alavancar os negócios a nível da CPLP como por exemplo um banco de investimento da CPLP”, disse.

Segundo José Luís Neves em finais de 2018 esteve em Cabo Verde uma relevante delegação empresarial da CPLP que veio participar na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2018).

Ao longo de 2019 a instituição prevê no âmbito do seu mandato realizar outras acções intercâmbios os empresários associados da confederação empresarial da CPLP.

Criada em 2010 através da transformação do Conselho Empresarial, a CE-CPLP é uma organização sem fins lucrativos que tem por intuito o desenvolvimento da cooperação entre estruturas de representação associativa dos países-membros da CPLP, de forma a criar as condições para o desenvolvimento de negócios no quadro dos espaços económicos onde estão inseridos os países desta comunidade.

Desenvolve a sua actividade em quatro sectores de actividade, designadamente Agricultura, Indústria, Comercio e Serviços, sendo a génese da CE-CPLP a criação de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento do empresariado dentro do espaço da CPLP.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos