CCP da Praia acolhe espectáculo “Qayin” uma adaptação do coreógrafo Djam Neguin ao romance de José Saramago

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – O Centro Cultural Português (CCP) da Praia acolhe nos dias 17 e 18, o espetáculo “Qayin”, uma adaptação do coreógrafo cabo-verdiano, Djam Neguin, ao romance “Caim”, do escritor português nobel da literatura, José Saramago.

“Qayin”, conforme explicou o coreógrafo, em comunicado, é um espetáculo transdisciplinar criado no âmbito do centenário do escritor José Saramago, que assinala, simultaneamente, o oitavo aniversário da companhia Djam Projects.

“Trata-se de uma adaptação livre que, à semelhança do livro, tem a figura central a personagem bíblica “Caim” mas que aproveita para discutir várias questões que atravessam a sociedade contemporânea”, contou.

Neste novo romance, avançou, o vencedor do prêmio Nobel José Saramago reconta episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com Deus e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação.

“Este espetáculo é uma oportunidade de fazer com que o público questione de que forma estas narrativas simbólicas impactam as nossas vivências, e o mais importante, como podemos ter um pensamento crítico sobre as coisas que consumimos enquanto espectadores, também de teatro”, perspectivou.

Aventou igualmente que será “certamente” um abalo para as mentes mais conservadoras porque não colocam filtros nas questões que queriam acentuar, pelo que a crítica segue a linha ácida legada pelo autor.

A Fundação José Saramago em articulação com outras entidades está a preparar um amplo programa de evocação do centenário deste escritor português, distribuído por quatro eixos, sendo o eixo da biografia, da leitura, das publicações, e das reuniões académicas.

José Saramago foi um importante escritor português, que se destacou como romancista, teatrólogo, poeta e contista. Nasceu em Azinhaga de Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém, Portugal, no dia 16 de Novembro de 1922, e faleceu em Tias, Espanha, no dia 18 de Junho de 2010.

Os dois espetáculos acontecem às 19:00, no Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, com entrada livre, mediante reserva de bilhete.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos