CCP celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa com várias actividades

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – O Centro Cultural Português (CCP), na Praia e no Mindelo, realiza a partir desta quarta-feira até sábado, um conjunto de actividades culturais para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala a 05 de Maio.

Em comunicado, a instituição informa que face à conjuntura actual, resultante da pandemia covid-19, estas actividades irão decorrer em formato virtual, através das páginas de Facebook do CCP, na Praia e no Pólo do Mindelo, assim como dos Centros de Língua Portuguesa.

De entre as actividades constam recitais de poesia, peças de teatro, maratonas de leitura, e duas conferências, nomeadamente o encontro cabo-verdiano de língua portuguesa e as primeiras Jornadas Juniores da Língua Portuguesa.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) comemora a data com a exibição do filme “A língua que nos une no tempo e no espaço”, evocando a língua portuguesa como veículo de partilha da cultura e conhecimento nos nove países e nas centenas de comunidades que em todo o mundo falam português.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019, pela Unesco, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização.

A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul.

As comemorações decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da educação, ciência e cultura.

OM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos