CCCV e Embaixada de Cabo Verde em Portugal promovem workshop de olaria tradicional de Cabo Verde

Cidade da Praia, 27 Jul (Inforpress) – O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal promovem nos dias 01, 08 e 15 de Agosto, em Lisboa, um workshop de olaria tradicional de Cabo Verde.

Em comunicado, a organização do evento elucidou que se pretende com esta acção, munir os participantes de técnicas de base da modelação e da cerâmica, assim como desenvolver os conhecimentos no âmbito da cultura material e de todo o processo operatório da olaria tradicional de Cabo Verde.

O workshop, segundo a nota, é dirigido a todas as pessoas de qualquer idade, que pretendam conhecer a cultura material cabo-verdiana, aprofundando e desenvolvendo conhecimentos e aptidões sobre a olaria tradicional de Cabo Verde.

Durante o workshop, aos participantes serão lhes demonstrados, as diferentes técnicas de modelação tradicional cabo-verdiana, o processo de secagem, os acabamentos através de óxidos, engobes, a técnica de brunir e finalmente a cozedura em forno tradicional, soenga, com matéria combustível orgânica.

No final do workshop, ainda de acordo com a mesma fonte, será feita a montagem de uma mostra dos resultados obtidos e as peças terminadas serão apresentadas no Centro Cultural de Cabo Verde.

O Centro Cultural Cabo Verde em Portugal, situado na Rua de São Bento 640, em Lisboa, foi inaugurado em Julho de 2019 e a abertura do espaço esteve enquadrada na comemoração do 44º aniversário da independência de Cabo Verde, assinalado a 5 de Julho.

O CCCV tem como missão a realização de diversas actividades, que promovem o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade e estimulam o interesse e o conhecimento da interculturalidade.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos