Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O Conselho Superior da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) deu hoje posse, na Praia, aos novos membros do Conselho Intersectorial que terão como missão a consolidação do plano de actuação em 2022.
A tomada de posse aconteceu na reunião ordinária do Conselho Superior da CCAD, presidida pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que também serviu para a eleição dos novos coordenadores das comissões técnicas especializadas, apresentar o projecto da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, em São Vicente, e aprovar o Plano Intersectorial de Luta Contra o Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas para 2022.
Em declarações à imprensa, o ministro Arlindo do Rosário considerou “muito importante” o Conselho Intersectorial da CCAD, visto que a problemática do uso abusivo dessas substâncias “é transversal”, estando certo que cabe aos responsáveis da saúde liderar o processo, mas defendeu haver uma interligação e um trabalho conjunto com outros sectores, tanto dos departamentos governamentais, como também da sociedade civil e das confissões religiosas.
“O plano para 2022 é de continuidade das acções que têm sido realizadas ao nível intersectorial, um plano de actuação com vários intervenientes no âmbito da promoção, da prevenção, da reinserção social e do acompanhamento, ou seja, tem várias vertentes e, sobretudo, é a consolidação daquilo que tem sido feito”, afirmou o ministro.
Segundo ele, a CCAD está a alargar a rede de apoio, com o envolvimento das organizações da sociedade civil e está a criar maior capacidade de resposta em termos de internamentos, através da Comunidade Terapêutica de São Filipe e a de São Vicente, que deve estar pronta em 2022, sendo que também se está a estudar um reforço do acompanhamento nas outras ilhas.
“Os planos anuais bebem num plano estratégico de longo prazo e, no fundo, é isso que estamos a fazer, estamos a implementar o plano estratégico já existente. Espero e acredito que os novos membros irão continuar a ter o envolvimento e esse compromisso de abordagem holística da problemática, dando continuidade àquilo que tem sido feito nos anos anteriores”, prespectivou.
Os membros do Conselho Intersectorial da CCAD tem um mandato de três anos e são de diferentes ministérios, nomeadamente da Saúde, da Justiça, da Administração Interna e da Juventude, do Conselho Superior de Magistratura Judicial, das igrejas (Católica, Nazarena e Adventista), da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), da Plataforma das Organizações Não Governamentais, entre outras organizações.
Presentes no encontro, presidido pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, estiveram a secretária executiva da CCAD, Fernanda Marques, e o director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.
DR/CP
Inforpress/Fim