Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CCAD capacita núcleos concelhios para melhor intervir em tempo de pandemia

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) com a mudança de alguns núcleos concelhios, nos municípios do país, iniciou hoje uma acção de capacitação para melhor responder às necessidades em tempo de pandemia.

Em declarações à Inforpress, o ponto focal dos núcleos concelhios e formadora, Eloisa Borges, avançou tratar-se de uma formação online para os representantes dos 22 concelhos, visto que após as eleições autárquicas alguns mudaram os coordenadores.

“Nós com esta acção de formação estamos a capacitar os núcleos concelhios a continuarem a apoiar neste tempo de pandemia, principalmente, para incentivar as pessoas que usam álcool e droga à busca de tratamento”, disse, salientando que mesmo em pandemia o cuidado e a atenção a pessoas que usam álcool e droga não podem ser interrompidos.

Conforme Eloisa Borges, a intenção é disponibilizar ferramentas sobre o uso de substâncias psicoactivas aos coordenadores dos concelhios para que possam intervir, a nível local, com segurança e maior dinâmica junto dos consumidores de álcool ou droga.

E porque a pandemia pode ter contribuído para o aumento de casos de consumo, sem entretanto avançar dados, Eloisa Borges acrescentou que a CCAD sempre esteve presente com acções de sensibilização no sentido de incentivar os toxicodependentes a procurarem tratamento e a recorrerem aos serviços de saúde.

A acção de formação de dois dias, que se insere no quadro do reforço das capacidades dos núcleos concelhios de prevenção ao uso do álcool e outras drogas, será ministrada online, a partir da sala de reuniões da CCAD e conta com a parceria do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) foi criada sob a tutela do Ministério da Saúde e da Segurança Social, extinguindo, em consequência, a Comissão de Coordenação do Combate às Droga (CCCD), uma forma de redefinir os desafios existentes e a necessidade de responder de forma global e eficaz às necessidades do país.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos