Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) com a mudança de alguns núcleos concelhios, nos municípios do país, iniciou hoje uma acção de capacitação para melhor responder às necessidades em tempo de pandemia.
Em declarações à Inforpress, o ponto focal dos núcleos concelhios e formadora, Eloisa Borges, avançou tratar-se de uma formação online para os representantes dos 22 concelhos, visto que após as eleições autárquicas alguns mudaram os coordenadores.
“Nós com esta acção de formação estamos a capacitar os núcleos concelhios a continuarem a apoiar neste tempo de pandemia, principalmente, para incentivar as pessoas que usam álcool e droga à busca de tratamento”, disse, salientando que mesmo em pandemia o cuidado e a atenção a pessoas que usam álcool e droga não podem ser interrompidos.
Conforme Eloisa Borges, a intenção é disponibilizar ferramentas sobre o uso de substâncias psicoactivas aos coordenadores dos concelhios para que possam intervir, a nível local, com segurança e maior dinâmica junto dos consumidores de álcool ou droga.
E porque a pandemia pode ter contribuído para o aumento de casos de consumo, sem entretanto avançar dados, Eloisa Borges acrescentou que a CCAD sempre esteve presente com acções de sensibilização no sentido de incentivar os toxicodependentes a procurarem tratamento e a recorrerem aos serviços de saúde.
A acção de formação de dois dias, que se insere no quadro do reforço das capacidades dos núcleos concelhios de prevenção ao uso do álcool e outras drogas, será ministrada online, a partir da sala de reuniões da CCAD e conta com a parceria do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) foi criada sob a tutela do Ministério da Saúde e da Segurança Social, extinguindo, em consequência, a Comissão de Coordenação do Combate às Droga (CCCD), uma forma de redefinir os desafios existentes e a necessidade de responder de forma global e eficaz às necessidades do país.
PC/ZS
Inforpress/Fim