Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Caso Alex Saab: Governo nega ter enviado dois emissários à Venezuela

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – O Governo desmentiu as informações que avançam que Cabo Verde teria enviado dois emissários a Caracas (Venezuela), com a missão de encetar contactos com o Presidente Nicolas Maduro na sequência da detenção de Alex Saab.

“O Governo de Cabo Verde não enviou ninguém, nem qualquer missão à República Bolivariana da Venezuela”, lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades emitido após alguns órgãos internacionais noticiarem que a Cidade da Praia teria enviado dois emissários a Caracas.

Na mesma nota lê-se que a República de Cabo Verde é um Estado de direito democrático, onde os tribunais são independentes e as garantias de defesa se aplicam a todos os indivíduos, razão pela qual existe confiança no sistema judicial, que decidirá sobre o caso de extradição de Alex Saab Morán, em curso.

No que se refere à gestão administrativa do processo, tais como a garantia de protecção consular, refere a mesma fonte que a autorização de vistos de entrada aos advogados estrangeiros e suas tripulações o Governo de Cabo Verde tem garantido a “mais ampla” oportunidade a Alex Saab Morán.

“O Governo de Cabo Verde adverte que qualquer acção, contacto ou ‘démarches’ fora do quadro institucional e de representação oficial são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não vinculam o Estado de Cabo Verde”, precisa a mesma fonte.

“O Governo espera que a verdade seja reposta com a mesma urgência e publicidade com que as infundadas alegações foram divulgadas”, finaliza o documento.

Alex Saab Morán foi detido no dia 12 de Junho, na ilha do Sal, e aguarda desde o dia 16 de Julho o final do processo de extradição para os Estados Unidos da América.

GSF/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos