Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Casa de Cabo Verde é o nome da primeira associação de cabo-verdianos na região de Lombardia (Itália)

Cidade da Praia, 29 Abr (inforpress) – “Casa de Cabo Verde” é o nome da primeira associação de cabo-verdianos na região de Lombardia, Norte de Itália, a ser apresentada oficialmente este domingo, na Cidade do Milão.

Em nota imprensa, a organização considera tratar-se de um facto” histórico” para a diáspora cabo-verdiana em Milão, visto que muitas “tentativas frustradas” tinham sido feitas no passado para a criação de associação nesta região italiana.

A “Casa de Cabo Verde” – Associação Cabo-verdiana na Região de Lombardia – actua na promoção social e tem como objectivo, a promoção do reforço da identidade cultural e o desenvolvimento social e civil dos cabo-verdianos residentes em Itália e, em especial, Milão e arredores.

O reforço da ligação da “segunda geração” e as sucessivas, com Cabo Verde, bem como a valorização da tradição, história e cultura são outros propósitos desta organização.

A criação da “Casa de Cabo Verde” é dedicada à memória do músico e compositor cabo-verdiano Manuel d’Novas, numa escolha democrática entre os nomes mais importantes da diáspora radicada em Itália.

“A escolha de Manuel d’Novas deve-se ao facto dele próprio ter sido imigrante, como também pela herança artística que deixou à cabo-verdianidade, nomeadamente ter composto o hino de todo emigrante e que retrata a história do cabo-verdiano, que é a “Biografia d’um Crioulo”, justifica os promotores.

No mesmo dia, após a apresentação da associação, vai ser aberto o Gabinete de Apoio à Inserção Social e Profissional dos Imigrantes cabo-verdianos em Itália

Trata-se de um projecto de intervenção para a integração dos imigrantes, desenvolvido pela sobrinha de Manuel d’Novas Edna Lopes, cabo-verdiana, tradutora e consultora de Imigração.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos