Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Carnaval: Integrantes da comitiva do Carnaval do Mindelo deslumbrados com actividade na quadra da Portela

 

***Por Américo Antunes, no Rio de Janeiro (Brasil)***

Rio de Janeiro, Brasil, 27 Nov (Inforpress) – Chegam pontualmente às 14:00, trajados a rigor, várias idades, mas as baianas e a velha-guarda captam atenções: o palco foi a quadra da Portela, domingo, 26, no norte do Rio de Janeiro (Brasil), com Cabo Verde a assistir.

O espaço é um barracão na zona norte do Rio de Janeiro e pertence ao Grémio Recreativo Escola de Samba Portela (GRESP), fundado em 11 de Abril de 1923, no bairro Oswaldo Cruz, a mais antiga escola de samba em actividade permanente e a única que participou em todos os desfiles de escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro.

Domingo, a convite de Dudu Nobre, o cabeça-de-cartaz do evento de angariação de fundos da Portela, campeã em título do Carnaval do Rio de Janeiro, os integrantes da comitiva de Cabo Verde que, por estes dias, efectuam uma digressão ao Brasil, em busca de aspectos que poderão enriquecer o Carnaval mindelense, vivenciaram “algo transcendente”, nas palavras de um dos responsáveis dos cinco grupos de Carnaval de São Vicente.

Os portelenses distribuem-se, às centenas, pelo imenso barracão, que foi já palco de um episódio da edição brasileira do concurso de gastronomia “Master Chef Brasil”, o qual tem ao centro um palco para actuação dos artistas e, em cima, vários camarotes, predominando as cores azul e branca da escola de samba.

Foi dali, de um desses camarotes, que a comitiva mindelense tomou conta de uma realidade em que o marketing da festa do Entrudo reina, com postos de venda espalhados pelo recinto, com todo o tipo de material de promoção da escola de samba, desde camisolas, faixas e emblemas …

Os portelenses sambam, comem e bebem, mas, atenção, isto é para quem tem Real no bolso. E a julgar pelas filas para compra de comida e bebidas, quem vai ao evento da Portela está predisposto a gastar algum.

“Isto pode ser perfeitamente replicado em São Vicente, desde que os grupos se organizem e tenham o carinho das autoridades”, lança um dirigente de um dos grupos do Carnaval do Mindelo, secundado por um outro que sentencia: “é uma questão também de mentalidade, eles têm o Carnaval no sangue”.

O espectáculo segue no palco, há cada vez mais gente na quadra, mas Dudu Nobre, antes da sua actuação, sobe ao camarote dos “amigos de Cabo Verde”. Há um burburinho no ar, pois a estrela da festa é localizada num camarote de um grupo de gente desconhecida para a esmagadora maioria dos presentes.

E não é que, daqui a nada, são os próprios brasileiros dos camarotes vizinhos, boquiabertos, que “assaltam” o espaço destinado à comitiva cabo-verdiana, pasme-se, à procura de um “selfie” com Dudu Nobre.

O artista distribui simpatia, conversa com os elementos da comitiva mindelense e quando é chamado ao palco, passava das 20:00, a “estrela do samba brasileiro”, como foi anunciado pelo DJ de serviço, o artista envia “um abraço aos irmãos cabo-verdianos”.

Durante a actuação de Dudu Nobre, que concluiu “um dia rico”, na expressão de um integrante da caravana, sobe ao palco o porta-bandeira do grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, Neli, ao lado de Carla Moreno, passita brasileira que esteve em Agosto no Carnaval de Verão do Mindelo.

A festa dura até cerca das 21:00, mas todos, no fim, saem satisfeitos até porque, sexta-feira que vem, há mais um ensaio e, quiçá, mais um evento de angariação de fundos.

Actual campeã em título do Carnaval do Rio de Janeiro, na qual participam 12 escolas de samba, Portela foi a campeã do primeiro concurso de escolas de samba (não oficial) em 1929. Desde então, foi a “grande responsável” por “moldar os desfiles” na forma como acontecem actualmente, sendo detentora de 21 títulos de campeão do Carnaval brasileiro.

AA/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos