Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Carnaval: Dos “olhos azuis” da Ana do grupo Flores do Mindelo ao “espanto” dos restantes no Babado da Folia

 

*** Por Américo Antunes, da Inforpress, no Rio de Janeiro ***

Rio de Janeiro, Brasil, 29 Nov (Inforpress) – A visita de dois dias da caravana mindelense a espaço comerciais dedicados exclusivamente ao Carnaval, no Rio de Janeiro, causou “emoção e espanto” ao ponto de a presidente do grupo Flores do Mindelo declarar mutação de cores dos olhos.

Ana Soares, 59 anos, presidente do grupo Flores do Mindelo, confessou que quando chegou às lojas Babado da Folia, no centro da cidade do samba, os olhos viraram-lhe azuis “de tanta beleza exposta”, ela que nunca tinha estado no Brasil e “nem tinha ideia” de aqui chegar.

Com efeito, o programa do intercâmbio dos cinco grupos do Carnaval de São Vicente ao Brasil dedicou segunda e terça-feira aos contactos com fornecedores, visitas a lojas e, eventualmente, compra de materiais.

São três as mais emblemáticas lojas, denominadas Babado da Folia, com 1600 metros quadrados e quatro andares cada, onde se encontra tudo o que se possa imaginar de folia, de Carnaval e show, da agulha à pena, com a primeira dedicada exclusivamente aos aviamentos, a segunda às fantasias e a terceira aos tecidos, penas e enfeites.

Daí o “espanto e a emoção” da Ana Soares que desejava no momento ter “dinheiro vivo”, como referiu, para adquirir tudo que o necessita para o desfile de 2018, no Mindelo, mas que se contenta com contactos estabelecidos com os fornecedores e lojistas.

“Se Deus quiser, os materiais que nos interessaram vão chegar a tempo a São Vicente”, declarou Ana Soares, pelos contactos realizados, mas mesmo assim, ajuntou, foi possível comprar “algum material” para levar já no dia 05 de Dezembro.

Mais jovem, mas o mesmo amor declarado ao Carnaval, Elisângela Lima, porta-bandeira 2018 do grupo Vindos do Oriente, mostrou-se surpresa por ver coisas que “nunca pensou ver” nas lojas que visitou, e já leva consigo para São Vicente “alguns acessórios” para o seu traje de porta-bandeira.

“Esta visita está a valer a pena, é gratificante ter tido esta oportunidade de observar e contactar tanto espaço com tudo para o Carnaval”, rematou Elisângela Lima.

Já a “emoção” do dono do conjunto de lojas, Jorge Francisco, mais conhecido por Chiquinho do Babado da Folia, é de outra natureza, já se vê, e relaciona-se com o facto de, “pela primeira vez”, receber representantes dos cinco principais grupos do Carnaval de São Vicente, algo que classificou de “excepcional”.

“Nós da raça negra, que estamos aqui no Brasil, quando recebemos os nossos irmãos africanos, com esse sorriso e carinho maravilhoso desse povo acolhedor, a gente se sente muito emocionado, por saber que somos maiores do que pensamos”, declarou Chiquinho do Babado da Folia à Inforpress.

A dado passo da conversa, quando explicava que as lojas abrem o ano inteiro, porque no Brasil as festas são o ano todo, Chiquinho declara de rompante: “Estarei em São Vicente no Carnaval de Verão, no próximo ano, porque quero ver de perto essa alegria e energia que me vieram trazer”.

Quem também acompanhou a caravana no segundo dos dois dias de visita foi o presidente da câmara de São Vicente, Augusto Neves, que vê na mesma “um mundo de oportunidades” para aqueles que fazem o Carnaval do Mindelo.

“A função da câmara é esta, criar condições e oportunidades para que os grupos possam, a partir de agora, ter os seus contactos, efectuar as compras, criar amizades, em prol de um Carnaval com mais brilho e qualidade a cada ano”, declarou Augusto Neves, para quem ao potencializar o Carnaval está-se a desenvolver a economia da ilha com este produto.

Depois de participar no ensaio do grupo Unidos do Viradouro, na noite de terça-feira, o dia de hoje da caravana mindelense no Brasil contempla um roteiro turístico pela cidade do Rio de Janeiro, com passagens pelo Bondinho do Pão de Açucar, Sambódromo, Pier de Mauá e Museu do Amanhã.

AA/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos