Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cáritas de Cabo Verde apela a um maior engajamento dos cabo-verdianos na luta contra pobreza

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A directora executiva das Caritas de Cabo Verd, Ronice Tavares, apelou hoje a um maior engajamento na luta contra a pobreza e mais empatia dos cabo-verdianos para com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Esta responsável fez estas declarações em entrevista à Inforpress, à margem das actividades realiazadas pelas Cáritas de Cabo Verde para assinalar o Dia Mundial dos Pobres que se comemora a 14 de Novembro.

“Estamos a comemorar 45 anos de Caritas de Cabo Verde e o 5º aniversario da instituição do Dia Mundial dos Pobres e tendo em conta que nós trabalhamos com as pessoas mais vulneráveis e para responder ao apelo do Papa Francisco e para mostrar a sociedade que devemos ser mais empáticos com as pessoas, ajuda-los, amar o próximo , independentemente das diferenças , em prol da promoção da justiça social em Cabo Verde”, afirmou.

Para Ronice Tavares, a instituição da efeméride é muito importante, isto porque, explicou, ajuda na promoção e aumento da consciencialização sobre a existência de pessoas pobres nas sociedades actuais.

Disse, por outro lado, que as Cáritas de Cabo Verde quer ainda com esta actividade comemorativa alertar a sociedade civil para a necessidade de se engajar nesta causa que é a de ajudar as pessoas que mais precisam.

“Os desafios que o País ainda enfrenta são enormes, mas acredito que junto podemos dar o nosso contributo, procurar mais apoios e parceiros para fazermos face à problemática da pobreza em Cabo Verde”, realçou.

Destacou as acções que a referida instituição tem realizado visando ajudar as famílias mais vulneráveis, adiantando que neste momento, no âmbito de três projectos sociais em curso, cerca de 200 famílias estão sendo benificiadas nas ilhas do Maio e Santiago.

O Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica romana, comemorada no 33.º domingo do Tempo Comum desde 2017 com o tema “Amamos, não com palavras, mas com obras”.

Foi estabelecido pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica emitida em 20 de Novembro de 2016, para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Na sua mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco disse que “o Pai Nosso é a oração dos pobres”.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos