Cardeal Dom Arlindo inaugura primeira clinica social da Paróquia de Nossa Senhora da Graça

 

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado inaugura sábado, a primeira clinica social para atender às pessoas com dificuldades físicas e psicológicas e até ao fim deste ano será implementado o serviço de visitas aos doentes acamados em casa.

Segundo explicou a presidente da Caritas Paroquial de Nossa Senhora da Graça, Fátima Nunes, em entrevista ao site da Diocese de Santiago, a iniciativa surgiu no âmbito dos atendimentos a nível de espiritualidade que vêm sendo realizados no centro paroquial onde pessoas também se queixavam de problemas físicos e psicológicos.

A entrevistada avançou que o Consultório Médico São Rafael pretende atender as pessoas sem condições financeiras, independentemente da religião que praticam.

“Os beneficiários serão seleccionados através das antenas da Caritas, segundo a situação social de cada pessoa”, disse Fátima Nunes, acrescentando que após as inscrições os doentes serão encaminhados para o consultório.

O principal objectivo é minimizar o sofrimento de muitas pessoas e ao mesmo tempo aliviar os centros de saúde e o hospital. Um outro propósito citado pela presidente é implementar uma medicina preventiva e mais humana com as pessoas, estando mais perto delas.

Contactada pela Inforpress, Fátima Nunes revelou que ainda este ano será criado um programa de visitas a doentes acamados em casa.

O serviço prestado à população é gratuito e é realizado na base do voluntariado por parte de pessoas ligadas à saúde, que se ofereceram para dar as suas contribuições.

“Sendo um projecto social, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça espera contar com o apoio da sociedade”, apela Fátima Nunes.

As contribuições podem ser em medicamentos ainda dentro prazo que serão entregues no salão paroquial, no Platô.

A médica Dulce Dupret é a directora clínica do referido consultório que, além de serviços de dermatologia, pediatria e ginecologia, presta ainda apoio no domínio de nutrição, fisioterapia, psicologia e enfermagem.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos