Cardeal destaca importância da Comunidade Fazenda Esperança no equilíbrio da sociedade cabo-verdiana

Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado destacou hoje a importância da Fazenda Esperança na erradicação da dependência do álcool e outras drogas que considerou um “cancro social” que afecta várias famílias e contribui para o “desequilíbrio social”.

O bispo da Diocese de Santiago teceu estas considerações, momentos antes da celebração da santa missa em comemoração ao quinto aniversário da Comunidade Terapêutica Fazenda Esperança, instituição localizada em João Varela, São Martinho Pequeno, no município da Praia.

“Nós, ao pensarmos trazer para Cabo Verde a Fazenda Esperança, fomos movidos por uma grande expectativa, porque a necessidade social é tremenda e este vício, tão comum de dependências de álcool e drogas, e de outros desequilíbrios psicológicos, que a sociedade produziu”, realçou.

Na visão deste líder religioso, o centro ajuda a erradicar este mal social e a iniciar, assim, uma cultura do autocuidado, apostando na prevenção e na sensibilização.

“Com a vinda da Fazenda Esperança há cinco anos, logo no segundo ano começando as nossas actividades, a nossa expectativa aumentou de nível, vimos que o resultado era promissor e que valia a pena”, lembrou, acrescentando que passado agora os cinco anos de existência do centro foi uma “grande bênção” para Cabo Verde.

“Porque há muitas famílias que viviam no inferno e agora vivem com as características de uma família humana e que dignifica, uma família que responsabiliza, uma família com pernas para andar para o futuro, não só os casais mas também os filhos e de todos os envolventes”, acrescentou o cardeal.

Dom Arlindo Furtado agradeceu aos parceiros, apoiantes e colaboradores que mesmo não ligados à igreja, colaboraram e hoje “andam de mãos dadas com a sociedade, com grande esperança no futuro”.

Sublinhou que apesar dos ganhos, a necessidade é a abertura de um centro feminino, para que funcione com “os dois pulmões” num equilíbrio mais efectivo e social, tanto para homens como para as mulheres.

Frisou que, além dos trabalhos pastorais com as famílias, o objectivo, este ano, é a formação de jovens em comunicação social, trabalhando em projectos radiofónicos e televisivos da Fazenda Esperança.

Fundada no Brasil em 1983, a Comunidade Terapêutica iniciou as suas actividades em Cabo Verde a 28 de Janeiro de 2018, realizando acolhimento, em regime residencial, de pessoas usuárias de subsistência psicoativas, nomeadamente o álcool e outras drogas, na sua unidade durante um período de 12 meses.

A Fazenda Esperança Cabo Verde, localizada em João Varela, São Martinho Pequeno, no município da Praia, oferece o serviço de recuperação de dependência química com a finalidade de resgatar a dignidade e valores dos usuários de substâncias psicoativas, objectivando a manutenção da sobriedade, bem como o retorno e inclusão ao meio social dos mesmos.

LT/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos