Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Capuchinhos na Cidade da Praia promovem encontro para falar da beleza de ser mulher mantendo a diferença

 

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – Os Irmãos Capuchinhos na Cidade da Praia reuniram na tarde hoje no seu convento, em Achada São filipe, mulheres de diversos quadrantes sociais para uma conversa à volta do feminino e a diferença e beleza de ser mulher.

Foi o terceiro encontro da 5ª edição do Outubro Franciscano, cujo programa é dedicado à figura de Santa Clara de Assis, conforme explicou o Frei Gilson Fred, um dos mentores dessa iniciativa.

A ideia, segundo Frei Gilson, foi evocar uma mulher que, mesmo vivendo num tempo em que havia muita diferença e subjugação, conseguiu manter a sua dignidade sem se anular na diferença.

“Clara soube ser ela mesma, soube manter ela mesma, manteve a sua identidade, soube realizar na vida sem anular a diferença e sem se deixar subjugar. Portanto, ela emerge como uma mulher autêntica, verdadeira que manteve a sua feminilidade sem deixar se subjugar.

Um debate que foi realizado no momento em que muito se fala da igualdade entre homens e mulheres. Frei Gilson sublinhou que, apesar da diferença em vários sentidos, mulheres e homens são iguais na dignidade.

Para o painel convidaram uma leiga, a senhora Manuela, uma religiosa, a irmã Joséfa e outras duas mulheres conhecidas a nível político, a primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, e a presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, que falaram das suas vidas profissional e pessoal, do seu quotidiano como mães, e das suas dificuldades e conquistas.

No final aproveitaram para apelar a todas as mães no sentido de apostarem melhor na educação dos filhos, sobretudo, os rapazes, para não só estudarem, mas também tratarem bem as suas esposas quando forem adultos.

A conclusão do Outubro Franciscano, celebrado anualmente para comemorar a festa de São Francisco de Assis, está prevista para o último domingo do mês, 29, momento em que se prevê a realização de uma feira de saúde, jogos e quermesse por forma a criar um ambiente de festa e de convívio.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos