Cidade da Praia, 03 Mar (Inforpress) – A cantora Sandra Horta apresenta hoje o projecto “Shintim Tarrafal”, a fase piloto de um projecto maior denominado “Shintim Cabo Verde”, que visa promover o turismo e a cultura cabo-verdiana, através de concertos filmados em determinadas regiões do arquipélago.
Estas informações foram avançadas à Inforpress pela mentora do projecto, ressaltando que a exibição do “Shintim Tarrafal” terá lugar no auditório do Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, pelas 19:00.
O objectivo, segundo Sandra Horta, é apoiar na promoção turística e cultural de Cabo Verde, através de concertos filmados ao vivo em cidades ou localidades do país, intercalados com imagens em locais de interesse histórico, cultural ou turístico, com artistas convidados locais.
A intenção passa, igualmente, por divulgar a cidade, os seus artistas, suas gentes e cultura, num formato baseado na música e no entretenimento.
Conforme elucidou a cantora, são concertos ao vivo, intimistas, filmados nos locais de interesse histórico-cultural e turístico de Cabo Verde, com artistas convidados de cada localidade escolhida, intercalado com imagens daquela zona.
“A ideia, portanto, é promover a cidade ou localidade e os artistas que muitas das vezes não têm muita visibilidade e oferecer aos artistas e profissionais ligados a área uma oportunidade de um emprego remunerado e criar uma dinâmica cultural e económica naquela região”, reforçou a artista da ilha de Santiago.
“Shintim Cabo Verde” surgiu durante a pandemia da covid-19, fruto de duas paixões da autora dos singles “Seca” e “Wake up Now”, Cabo Verde e a música.
“Durante a pandemia, tanto o turismo, que é o nosso grande motor, como a cultura, ficaram muito afectados, então procurei ideias de projecto que possibilitassem a divulgação do nosso país nestas áreas, mas também que criassem oportunidades de emprego remunerado aos artistas e profissionais ligados a área (…)”, salientou.
“Shintim Praia” será o próximo projecto a concretizar, revelou a artista à Inforpress, tendo ressaltado que o mesmo decorre com o apoio da Câmara Municipal da Praia.
Sandra Horta destacou ainda a importância de outras entidades dos outros conselhos abraçarem esta causa para promoção de Cabo Verde e a sua cultura, auxiliando na criação de oportunidades de emprego nas áreas que “representam” o arquipélago, turismo, música e cultura.
Os produtos finais serão lançados nas plataformas digitais, mas há o interesse em fornecer às televisões nacionais para poder ter uma exposição a nível do País e a nível global.
“Shintim Tarrafal” teve apoio da DIVERSIDADE (dispositivo de apoio a projetos culturais do projeto PROCULTURA PALOP-TL, projecto financiado pela União Europeia, implementado e gerido pelo Camões I.P. em parceria com a rede EUNIC), pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas e pela Câmara Municipal do Tarrafal.
TC/JMV
Inforpress/Fim