Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cantora Lutchinha em São Vicente para gravar vídeos do seu álbum “Convivência”

Mindelo, 25 dez (Inforpress)- A cantora cabo-verdiana Lutchinha, residente em Brockton, Estados Unidos de América, está em São Vicente para gravar vídeos do seu mais recente trabalho discográfico “Convivência”, que traz uma rapsódia de mornas do compositor Jotamont, entre outros ritmos tradicionais.

Em declarações à Inforpress, a cantora explicou que a sua vinda a São Vicente acontece após ter participado em dois espectáculos na cidade da Praia, um dos quais em sua homenagem, em que cantou músicas do seu novo CD.
No entanto, adiantou que em São Vicente pretende aproveitar para gravar vídeos do seu trabalho, sendo que um será lançado “brevemente” e outro, com músicas do compositor Jotamont, está em fase de gravação.

“Vim para São Vicente e ainda não tive oportunidade de apresentar o meu CD, mas espero que, no futuro próximo, com as coisas mais organizadas, farei o lançamento. Estou aqui para gravar um vídeo com as músicas de Jotamont, mas brevemente sairá outro vídeo com a música “Conivência”, que dá nome ao CD”, explicou a artista, que no ano passado também lançou um vídeo promocional no mês de Dezembro.

Segundo a cantora, de 57 anos, “Convivência” tem oito músicas, das quais destacam-se uma morna e um samba do compositor Djoy Califórnia, um talaia baixo, de Alberto Alves, uma morna da autoria do seu pai, António Fantcha, uma coladeira de Benvindo Cruz e uma rapsódia de mornas em homenagem a Jontamont.

O CD também conta com participações de Kim Alves, Zé Rui de Pina, Ney Miranda e Humberto Ramos, entre outros artistas cabo-verdianos, e foi gravado no estúdio de Frantz, um haitiano “bastante conhecido” pelos artistas cabo-verdianos em Brockton.

Lançado, neste ano, “Convivência” é o terceiro álbum da cantora que já tem no mercado “Castanhinha”, lançado em 2004, e que ostenta o nome de uma morna da autoria do seu pai e dedicada à sua mãe”, e “Cruzamento”, lançado em 2018, com a participação de mulheres de várias nacionalidades.

Conhecida no mundo do espetáculo como “Lutchinha”, o seu nome de nascença é Maria Neves Leite. Ela nasceu na ilha de São Vicente, numa família de cantores, e começou a cantar aos sete anos, primeiro com o seu pai e depois com amigos da família que frequentavam a sua casa.

Participou e foi uma das vencedoras do concurso “Todo Mundo Canta”, em representação de São Vicente. Logo seguiram-se compromissos na União Soviética e em Portugal.

Lutchinha fez carreira na Europa, antes de se juntar aos pais e emigrar para os Estados Unidos, tendo a família fixado em Brockton, cidade onde realiza espectáculos para a comunidade cabo-verdiana.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos