Candidatura de Cabo Verde a membro da Comissão da OMT é uma “grande vitória” para o turismo e diplomacia cabo-verdiana – Governo (Rectificada)

 

Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares disse hoje que a candidatura de Cabo Verde a membro da comissão da Organização Mundial de Turismo (OMT)  é uma “grande vitória” para o turismo e diplomacia cabo-verdiana.

Fernando Elísio Freire, falava à Radio Nacional à margem da 29º Cimeira da União Africana, que decorre durante dois dias (03 e 04) em Adis Abeba, Etiópia, com Cabo Verde representado pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

“Queria dizer que é uma grande vitória essencialmente para a diplomacia cabo-verdiana, para Ministério da Economia e turismo, (…) o nosso país hoje está em condições de ser apresentado como um candidato da União Africana para ocupar o cargo no Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo”, enfatizou.

O ministro garantiu que a UA, neste momento, está a receber a candidatura de Cabo Verde de forma formal, mas adiantou que o importante são as eleições que vão decorrer na China no mês de Setembro.

A candidatura de Cabo Verde, adiantou, foi apoiada e aprovada a membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo neste domingo, 02 de Julho, pelo Conselho de Ministros da União Africana (UA), cujas eleições serão realizadas daqui a dois meses na China.

De entre as principais questões a serem abordadas, a portas fechadas, pelos estadistas, constam a da integração regional (com enfoque na Zona de Livre Comércio), a situação de paz e segurança no continente, a análise do orçamento, situação humanitária e as reformas estruturais.

A cimeira, que aborda o tema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico, Investindo na Juventude”, vai ser marcada pela realização de eleições dos comissários da UA para os Assuntos Económicos, e para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, que não foram eleitos na 28ª Cimeira, bem como dos membros da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP).

AF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos