Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cancro da próstata: Responsável do centro de Saúde exorta homens a se apostarem na prevenção

Cidade da Praia, 30 Nov (Inforpress)- A responsável do centro de saúde de Ponta d´Água, lamentou hoje a “fraca adesão” da população masculina na feira de saúde e na palestra sobre o cancro da próstata.

Em declarações à Inforpress, Marise Lima explicou que a feira de saúde está inserida no âmbito de “Novembro Azul” (Cancro da Próstata) e visa chamar a atenção e consensualizar a população sobretudo os homens sobre o cancro da próstata e se inteirarem um pouco mais sobre a doença e como prevenir.

“Vamos fazer consultas gratuitas com toque retal, medicação de tensão arterial, de glicemia, e estamos a disponibilizar testes rápidos de HIV/Sida”, revelou a responsável que lamentou a fraca adesão dos homens.

Marise Lima afirmou que para se ultrapassar esse constrangimento é preciso fazer campanhas no terreno ir para junto das comunidades e levar a mensagem sobre a importância da prevenção.

A feira contempla ainda uma palestra sobre a alimentação saudável, sendo que a alimentação é o pilar essencial na prevenção das doenças e mostrar qual é a importância da alimentação para que possam prevenir contra a vaga de cânceres que assola o país.

Segundo explicou, a ideia é dar continuidade à iniciativa “Outubro Rosa”, ministrando também uma conferência sobre o câncer da próstata, da mama, câncer do colo do uterino, e uma conversa sobre a depressão e alguns aspectos sociais relacionados com o câncer.

“No centro de saúde fazemos o diagnóstico na atenção primária, e podemos constatar que o câncer de colo de útero e da mama nas mulheres é o que mais temos detetado”, revelou a responsável realçando que o câncer é um mal e tem estado a aumentar cada vez mais no país.

Na ocasião, a responsável do centro apelou a população a apostar na prevenção, seguindo uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, benefícios esses que, no seu entender, devem começar desde cedo com as crianças.

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos