Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Campeonato Nacional de Futebol: Indecisão sobre o campeão pode deixar Santiago Norte fora da segunda jornada

 

Assomada, 17 Mai (Inforpress)- A indecisão que reina ainda sobre quem é de facto o campeão regional de Futebol de Santiago Norte, pode deixar o representante desta região de fora da segunda jornada do campeonato nacional de futebol, disputada sábado, 29, em São Nicolau.

O representante de Santiago Norte já tinha falhado a primeira jornada do campeonato nacional na semana passada, devido a um protesto que a equipa do Benfica apresentou junto do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, reclamando “utilização ilegal” de um jogador por parte da sua adversária AJAC.

No seu acórdão de 10 de Maio do corrente, o Conselho Jurisdicional deu razão ao Benfica, penalizando o AJAC com a perda de três pontos, passando assim o título de campeão regional para o Benfica.

Entretanto, o AJAC deu entrada também no dia 13 um recurso junto ao Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-verdiana de Futebol, alegando que o jogador em causa teve apenas dois amarelos.

A decisão da FCF ainda não é conhecida, mas enquanto aguardam a resposta ambas as equipas estão a preparar os seus jogadores para a estreia no campeonato nacional.

Em declaração à Inforpress, o treinador do Benfica, Ednilson Ourrico disse que em termos psicológicos os jogadores estão em dúvida sobre como vai ser a resposta final, mas mesmo assim continuam focados nos treinos.

“Sempre preparei os meus jogadores de que somos campeões e com humildade respeitamos todos os nossos adversários. Como treinador tenho-os motivado todos os dias e hoje tivemos um treino durante o qual exibiram sorrisos e se manifestaram muito bem animados”, disse, indicando ainda que já estão prontos para viajar a qualquer hora para São Nicolau.

Por sua vez, o treinador do AJAC, Elvis Gonçalves disse que durante esta semana tem preparado os jogadores “na certeza de que a razão está do lado da AJAC”.

“Motivamos os nossos jogadores dentro das nossas possibilidades, porque não é fácil controlar o balneário nessa situação de indecisão, mas aguardamos serenamente a decisão e qualquer que seja ela, vamos acatar com toda a serenidade possível”, disse.

Para este treinador, AJAC foi a melhor equipa do campeonato com 15 vitórias nos 22 jogos, com mais golos marcados (48), e com melhor “goal average”, por isso “é A melhor preparada para representar a região Norte”.

Entretanto, a Inforpress instou os dois treinadores a se pronunciarem sobre as condições de segurança do Estádio Municipal 25 de Julho em Santa Cruz, onde no jogo da penúltima jornada do campeonato regional, entre Benfica e AJAC se registaram sete invasões de campo por parte do público, colocando em causa a integridade física dos jogadores e a equipa de arbitragem e obrigando essa partida a prolongar-se para 134 minutos.

Sobre isso, o treinador Ednilson Ourrico reconhece que o campo não é o mais adequado, mas acredita que a edilidade tem feito todos os possíveis para que o campo esteja pronto para receber os jogos.

Ao contrário, o seu colega Elvis Gonçalves acredita que o Estádio da Calheta tem melhores condições de acolher os jogos e de garantir a segurança dos jogadores e da equipa de arbitragem.

Enquanto isso, ambas as equipas estão expectantes face à decisão do Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-verdiana de Futebol que deverá ser conhecida ainda na tarde de hoje ou na quinta-feira.

Quadro de jogos da 2ª jornada, previstos para este fim-de-semana:

Grupo A: Ultramarina – Santiago Norte e Vulcânicos – Onze Unidos

Grupo B: Mindelense – Académica do Porto Novo e Académico do Sal – Paulense

Grupo C: Sporting da Praia – Sal Rei e Sporting da Brava – Derby

AM/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos