Mindelo, 30 Set (Inforpress) – O representante da Associação de Peixeiras do Mindelo disse, hoje, à Inforpress que as campanhas de limpeza “Menos lixo, Mais Azul” pretendem sensibilizar as comunidades para boas práticas para que possam tirar proveito dos mares de forma sustentável.
Rosendo Oliveira falava à Inforpress a propósito de uma série de campanhas de limpeza que a Associação de Peixeiras do Mindelo está a desenvolver, em parceria com outras organizações, em três praias de São Vicente, uma das quais a Praia de Bote, que foi contemplada este sábado.
“A ideia da Campanha de sensibilização Menos lixo, Mais Azul é tentar mostrar a parte sustentável do nosso mar que, se usado de forma sustentável, podemos tirar o máximo proveito dele, sem poluir, com boas práticas”, explicou.
Segundo Rosendo Oliveira, as campanhas que abarcam as praias de São Pedro, Praia de Bote e Calhau, esta no próximo sábado, acontecem em parceria com as associações não governamentais “Paz e Desenvolvimento”, “Coopera”, “Biosfera” e a “Simili e contam com o apoio da associação de pescadores e membros dessas comunidades.
Conforme a mesma fonte, estas acções acontecem graças ao projecto “Amdjer de Txeu Luta” (mulher de muita luta)” desenvolvido com a Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), cujo objectivo é a promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente.
No quadro deste projecto, avançou ainda, realizam formações nas áreas de economia azul e sustentabilidade para ajudar pessoas que trabalham na pesca artesanal como pescadores, peixeiras e tratadores de peixe a melhorar a sua condição socioeconómica além de capacitá-los sobre questões emocionais, direitos e igualdade de género.
CD/ZS
Inforpress/Fim