Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara consciencializa professores e artesãos sobre importância da preservação da Cidade Velha

 

Cidade Velha, 06 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove, sábado e domingo, uma formação para consciencializar os professores e artesãos sobre importância da preservação da Cidade Velha enquanto Património Mundial.

A formação acontece no âmbito do projecto “Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural” e visa capacitar os professores e artesãos que depois vão transmitir às crianças, como preservar o Património Mundial da Humanidade e fazer com que a nova geração tenha a consciência e saiba preservar o sítio histórico.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara, Manuel de Pina, afirmou que é preciso preservar a Cidade Velha, que “em si, já é uma oportunidade para gerar rendimentos” às famílias que têm sofrido muito com o desemprego, tendo em conta o número de turistas que diariamente visita o local.

“O sítio histórico não está sendo aproveitado pelos residentes, porque os turistas visitam o local e não encontram ofertas que lhe permitem deixar dividendos, por isso, queremos ser inteligentes e, a população, juntamente com as autoridades, criarem formas de fazer com que isso aconteça”, frisou.

Para o autarca, preservando o Património Mundial da Humanidade, as pessoas vão poder “viver à volta” deste, mas aproveitando as suas potencialidades.

A formação, promovida pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, conta com a parceria com a Sphaera Mundi – Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento/museu do mundo e a Associação Born África handmade for change.

O projecto “Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural” tem o apoio da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para Cabo Verde e da Embaixada de Portugal no arquipélago.

DR/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos