Câmara Municipal da Ribeira Grande propõe campanha de castração para lutar contra a praga de cães vadios

 

Ribeira Grande 06 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande está a preparar uma campanha de castração como forma de luta contra a praga de cães vadios que vem comprometendo a segurança dos cidadãos e o desenvolvimento da pecuária no município.

O presidente da Câmara, Orlando Delgado disse à Inforpress que pretende contar com o envolvimento de autoridades de vários sectores para a promoção dessa campanha cujo arranque está previsto para Janeiro do próximo ano e até consta do plano de actividades recentemente aprovado pela Assembleia Municipal local.

“A situação é preocupante, mas ainda não está descontrolada” disse Orlando Delgado que refuta a opção pelo abate dos cães vadios admitindo essa possibilidade apenas nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias e respeitando a dignidade dos animais.

A praga de cães vadios não é exclusiva do concelho da Ribeira Grande e, em vários pontos do país, põe em perigo a segurança dos cidadãos quer pelo perigo de ataques das matilhas a pessoas indefesas, sobretudo crianças, quer pela possibilidade da transmissão de doenças.

A castração é assumida como a solução mais digna, tendo em conta os direitos dos animais, mas a sua eficácia só resultará a longo prazo, com a morte natural dos animais castrados cuja esperança de vida é superior a 10 anos e se for uma campanha continuada e permanente durante todo esse período de tempo.

HF/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos