Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através da Direcção da Acção Social, reuniu hoje cerca de 80 idosos de vários bairros da capital para celebrar o Dia Mundial do Idoso com a realização de várias actividades recreativas.
Em declarações à imprensa, o director da Acção Social da CMP, André Monteiro explicou que esta iniciativa visa proporcionar aos idosos dos diferentes bairros da Cidade da Praia um dia especial porque, justificou, os idosos merecem todo o carinho e cuidados.
“Esta actividade vai ao encontro da política da Câmara Municipal da Praia em relação à área dos idosos porque queremos reforçar também o espírito de vida saudável aos idosos e também proporcionar-lhes, além dos cuidados que nesta faixa etária precisam, queremos trabalhar no sentido de terem uma vida activa”, declarou, asseverando que neste momento a CMP contempla cerca de 100 idosos com distribuição diária de refeição quente.
As actividades promovidas pela CMP, prosseguiu, visam proporcionar momentos de relaxamento, consciência corporal, autocuidado, integração social e que incitam à reflexão sobre a condição social do idoso e actividades lúdicas e recreativas, por forma a proporcionar-lhes uma velhice mais digna.
Informou ainda que a CMP tem previsto realizar, durante o mês de Outubro, um leque de actividades enquadradas no Dia Mundial do Idoso, adiantando que a autarquia prevê realizar, igualmente, um fórum para junto dos especialistas que trabalham com a terceira idade, recolher subsídios para a melhoria das condições de vida dos idosos.
Disse ainda que, nos próximos tempos, a CMP irá realizar um inquérito para ter acesso a dados estatísticos sobre o número de idosos que existem na Cidade da Praia, em que condições vivem e quais as suas necessidades.
André Monteiro ressaltou que, tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19, a situação de vida dos idosos residentes no município da Praia complicou-se, mas frisou que a edilidade praiense através dos serviços sociais tem conseguido dar resposta aos desafios existentes garantindo-lhes o acesso aos diversos serviços sanitários.
Adiantou, por outro lado, que até este momento a CMP através do programa de sensibilização junto das famílias já conseguiu garantir a vacinação de meia centena de idosos, que estão afectos aos centros de Dia de Castelão e Comunitário de Bela Vista, tendo realçado que o objectivo é atingir o maior número possível.
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.
Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A efeméride é uma celebração anual dos cidadãos de terceira idade em todo o mundo e a ocasião de fazer um balanço das oportunidades e desafios relacionados com o envelhecimento da população com vista a garantir que as sociedades estejam adaptadas a todas as idades.
A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
CM/HF
Inforpress/Fim