Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara Municipal da Praia promove 1ª edição da Tertúlia Literária

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) –A Câmara Municipal da Praia promove hoje, no Parque 5 de Julho, cidade da Praia, a 1ª edição da Tertúlia Literária denominada “Nossas Letras: a Poesia está em tudo”, com o intuito de incentivar os jovens e o público em geral para a leitura.

Em declarações à imprensa, o director de Cultura da autarquia praiense, Adilson Spínola, explicou que o evento esta inserido no programa de actividades do dia da Cidade da Praia e do Município e vai reunir poetas, escritores e amantes da poesia para uma conversa sobre esta temática, evento que terminará com recitação de poesias.

Segundo este responsável, a bienal literária terá sempre uma temática relacionada com a literatura, sendo que a edição deste ano é dedicada à poesia.

Tendo em conta a situação da pandemia da covid-19 a nível mundial e nacional, avançou que a primeira edição irá acontecer durante um dia e com número muito reduzido de participantes.

Por seu turno, o presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), Daniel Spínola, que irá participar num dos painéis, considerou a iniciativa de “louvável” e “muito boa”, mas realçou a necessidade de se promover mais eventos desta natureza para despertar o interesse da população, sobretudo dos jovens, para a leitura e para os livros.

“Há projectos, investimentos, mas é preciso muito mais, sendo que somos um país pobre e herdamos do colonialismo também a pobreza em termos de leitura, porque na altura as pessoas não tinham o acesso a leitura”, referiu Daniel Spínola, que defendeu que é preciso mais investimentos

No seu entender, é preciso fazer um trabalho em conjunto entre a educação e o ensino, e a comunicação e a cultura e ter programas que incentivam as pessoas a lerem.

Promovido pela Câmara Municipal da Praia, através do Pelouro da Cultura e Economia Criativa, o evento acontece no Parque 5 de Julho (Casa Padja), e visa celebrar também o Dia Mundial do Autor.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos