Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara Municipal da Praia lança revista cultura denominada “Cult”

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – “Cult” é a nova Agenda Cultural da Praia, de periodicidade bimestral, lançada hoje pela Câmara Municipal da Praia com o propósito de “valorizar e congregar o que de melhor a capital tem para mostrar”.

Em cerimónia realizada numa das unidades hoteleiras, o presidente da Câmara Municipal da Praia disse que a revista tem o objectivo primordial de contribuir para colocar o município da Praia na rota do turismo nacional, alegando tratar-se de uma agenda que traz tudo o que se faz no concelho em termos da cultura, música, arte, pintura, gastronomia e sítios.

“É um marco que nós estamos a construir na nossa cidade para facilitar o contacto e aprofundar o conhecimento cultural da nossa cidade e contribuir para o desenvolvimento turístico no nosso município. Por outro lado, é uma montra que vai permitir que os fazedores da cidade tenham um espaço, um palco para apresentarem as suas ideias, trabalhos e inovações”, referiu Francisco Carvalho.

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a “Cult” é para Carvalho um forte reforço da autarquia da capital a nível da cultura, pois que se pretende que seja “um espaço de valorização de tudo o que se faz, que é produzido e de tudo que já existe”, adiantando que a revista vai funcionar como roteiros turísticos dos sítios a serem visitados dentro da cidade.

Isto porque pretende-se que o “Cult” seja um elemento congregador e promotor do turismo no município da Praia, razão pela qual este lançamento coincidiu, propositadamente, com o lançamento do segundo edital vocacionado para o financiamento de projectos de iniciativas criativas de artistas para continuar a reforçar a aposta camarária na área da cultura.

De formato A5, a versão zero, denominada “Praia uma cidade em efervescência”, começa com uma nota do presidente em jeito de saudação e traz artistas considerados referências como Zezé de Nha Reinalda, Djirga, Theka, o rapper Ga da Lomba e entrevista com o geólogo, investigador e professor universitário José Maria Semedo, que retrata sobre o passado e o presente da cidade.

A “Cult” exibe um artigo sobre a “viagem imaginária do cabo-verdiano”, e roteiros turísticos como a Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça, o Miradouro Diogo Gomes, dá espaços para a rubrica Culinária e uma agenda cultural sobre artes e espectáculos, de entre outras iniciativas culturais idealizadas e materializadas nesta urbe como a CVMA ‘2021 e o AME’2022.

SR/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos