Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara Municipal da Praia já tem aprovado Orçamento para 2021 e correspondente plano de actividade

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia já tem aprovado o seu orçamento para 2021, avaliado em três milhões de contos, e o respectivo plano de actividades, após a votação destes instrumentos de gestão submetidos, hoje, à Assembleia Municipal.

Os dois instrumentos de gestão foram aprovados com 11 votos favoráveis da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que sustenta a Câmara Municipal, e 10 votos contra dos deputados municipais do Movimento para Democracia (MpD), oposição no maior município do país.

O líder da bancada municipal do MpD justificou o voto contra, na votação do plano de actividades, com o argumento de que “não traz a deliberação que contém o articulado” e porque “50 por cento das várias obras em execução não consta do plano e porque não reúne os requisitos para a sua aprovação”, prometendo impugnar esta decisão.

No que se refere ao orçamento para 2021, o MpD disse ter votado contra porque “não houve eco da Câmara Municipal” ainda que, atestou, “desde o início o MpD mostrou-se interessado em colaborar para a melhoria da parte técnica deste orçamento” alegando que o orçamento tem um buraco financeiro na ordem de 172 mil contos.

Opinião contrária foi manifestada pela bancada municipal do PAICV, através do seu líder, que denunciou “manobra e teatro da oposição” que, segundo o líder, votou “não” na tentativa de impedir a aprovação do orçamento e o funcionamento da maior Câmara Municipal do país.

Disse que este orçamento vai beneficiar as famílias, dotar o município de obras em 2021, desenvolver o município da Praia e baixar a taxas das vendedeiras, hiacistas, taxistas, com “este orçamento brilhante” aprovada pela Assembleia Municipal.

Na sua primeira reacção a esta aprovação, o presidente da Câmara Municipal da Praia considerou tratar-se “de um dia especial e de uma nova visão para o município da Praia”, alegando que a partir deste momento foram criadas todas as condições para tornar o sonho realidade de muitos praienses, com a aprovação do plano de actividades e orçamento que “representam vontade de pessoas”.

Francisco Carvalho referiu que a proposta está em sintonia com a nova visão do município da Praia porque vai ao encontro das preocupações dos munícipes e promete, para os próximos tempos, avançar com novas propostas concretas e específicas para desportistas, artistas, estudantes, empresários e demais grupos.

Isto, sentenciou, para que “pedra-a-pedra” consiga, neste mandato, construir grandes sonhos de grupos diferentes da Praia.

Foi ainda aprovada nesta primeira sessão ordinária da Assembleia, uma proposta que altera, por deliberação da Câmara Municipal da Praia, a tabela de tarifas municipais com efeito a partir de Fevereiro de 2021.

Estas propostas constituem na redução de um conjunto de taxas a um grupo bem específico da sociedade como a renovação de licença de táxi de 17.000$00 para 8.000$00, e feiras no mercado do Platô de 110 escudos diários (3300$00 escudos) para 500$00 mensal.

Já as taxas de mercados e feiras de outros bairros, à excepção do Platô, baixam de 60$00 diários para 300$00 mensais, enquanto no mercado do Sucupira, onde existe “uma grande diversidade de preços”, baixam substancialmente com uma redução na ordem dos 50%, ao passo que as nos terminais de viaturas Hiaces que eram de 150$00 foi isentada.

Francisco Carvalho prometeu realizar um conjunto de trabalho neste terminal, designadamente a asfaltagem e condições mínimas como casas de banhos e espaços de lazer, de forma a melhor dignificar os serviços prestados à sociedade.

SR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos