Câmara Municipal da Praia empenhada em estabelecer parcerias com o Museu de Educação

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress)  – O presidente da câmara da Praia disse hoje que a autarquia está empenhada em estabelecer parcerias com a Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde e Museu de Educação, para que o projecto “perdure no tempo”.

Esta afirmação foi feita hoje a Inforpress, numa visita da equipa camarária do Município da Praia ao Museu de Educação no Platô, no âmbito do dia Internacional da Mulher e do 12º aniversário da Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde e Museu de Educação.

Francisco Carvalho, acompanhado da sua equipa, afirmou que o projecto tem várias actividades, mas que através do diálogo a câmara vai ver como poderá ajudar.

“A Câmara Municipal da Praia  é uma entidade de referência na cidade e no município, tem o papel de estimular com a sua presença através do diálogo, ou estabelecimento de parcerias, as boas iniciativas que vão acontecendo no município”, argumentou.

 “Estamos aqui para visitar e no segundo momento estabelecer parcerias, para fazer com que esse projecto perdure ainda mais no tempo, pois, é raro termos associações que conseguem ter algumas longevidades”, acrescentou.

Francisco Carvalho disse ainda que era interessante se houvesse pessoas que conseguissem estar todo o tempo a trabalhar nos projectos do museu para que pudessem desenvolver mais actividades.

“Vemos aqui que essa associação funciona apenas e exclusivamente com base nos voluntários, isso limita um bocado o desenvolvimento do mesmo”, concluiu.

Por sua vez, a fundadora do Museu de Educação, Clara Marques, explicou que o objectivo do convite da visita da equipa camarária ao museu, é para ver a possibilidade de mais tarde fazer uma parceria, a fim de ter um apoio para construir um museu municipal.

“Os equipamentos sociais e municipais não existem aqui no município da Praia, só temos equipamentos nacionais, nomeadamente no Palácio da Cultura e Biblioteca Nacional. É necessário que a cidade tenha os seus equipamentos sociais e culturais”, declarou.

Clara Marques avançou ainda que para comemorar o 12º aniversário da Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde e Museu de Educação, vai haver uma palestra cujo tema será “os desafios da educação no contexto da pandemia”, que vai ser preferida pela diretora nacional da educação

“A palestra será no restaurante Plaza Park, com cerca de 60 professores, aproveitando a ocasião para homenagear as mulheres, sobretudo os docentes que nesse momento passam por um período difícil por causa da pandemia da covid-19”, avançou.

A responsável faz um balanço positivo dos últimos 12 anos da criação do museu, mas clarificou que tenha havido um “grande esforço e sacrifício”, visto que a mesma é quem faz o financiamento.

“É um grande sacrifício, mas posso descrever estes 12 anos com apenas essas palavras, agradecimento, gratidão e alegria”, concluiu.

DM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos