Câmara Municipal da Praia cancela demonstração de Carnaval

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia anunciou hoje que decidiu cancelar o espectáculo performativo, do dia de Carnaval, isto após a polémica originada em torno do assunto.

Em nota publicada pela câmara, lê-se que embora estivessem salvaguardadas todas as normas de segurança sanitária, a proposta encontrou resistência no seio do Executivo governamental, através do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que defendeu a ideia da realização da actividade como uma “provocação” da CMP, porque “a lei proíbe qualquer acção organizada para celebrar o Carnaval 2021”.

Entendimento, esse que, segundo a mesma fonte, acabou por colidir, frontalmente, com o do ministro da Administração Interna, Paulo Veiga, que considerou o evento “perfeitamente aceitável, desde que haja um efectivo controlo”.

Sobre o assunto já se tinha pronunciado também, na quarta-feira, 10, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, afirmando que a equipa camarária estava em diálogo interno, “ouvindo as críticas”, ponderando se deve prosseguir, ou não, com a realização da pequena demonstração do Carnaval.

Sobre os discursos dos diferentes membros do Executivo, Carvalho falou em “desacertos” dos membros do Governo.

“O próprio Governo não se entende muito bem o que quer, o secretário de Estado da Juventude disse uma coisa, depois veio o ministro da Cultura a dizer que estava fora de lei e depois veio o ministro da Administração Interna a dizer que estava dentro da lei”, disse, realçando que esta “dimensão é fundamental”.

Entretanto, o evento acaba de ser cancelado, com a autarquia praiense a informar que irá acontecer apenas a “1ª Exposição Municipal de Artes: Memória do Carnaval”.

A 1.ª Exposição Municipal de Artes é, segundo a mesma fonte, uma actividade contemplada no Plano de Actividades aprovado, recentemente, consistindo, doravante, nesta Edição de 2021, à exibição de trajes, artefactos e corços carnavalescos, mostra de fotografias e exibição de conteúdos audiovisuais.

Na mesma nota, a Câmara Municipal da Praia aproveitou, ainda, esta ocasião, para fazer votos que, no próximo ano, o combate à pandemia esteja superado, de modo a trazer o brilho das festividades, do Carnaval e de Cinzas, a todos os praienses.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos