Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara Municipal da Praia assinala Dia Nacional do Batuco com momentos culturais nas comunidades

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através do Pelouro da Cultura, promove hoje três momentos culturais em 15 comunidades da capital, para assinalar o Dia Nacional do Batuco, celebrado a 31 de Julho.

Em declarações à Inforpress, o director da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Adilson Spínola, adiantou que sendo o primeiro ano que se celebra a data, a autarquia não a quis deixar passar despercebida e decidiu criar um programa que cumpre com todas as regras sanitárias no âmbito da pandemia da covid-19 de modo a evitar aglomerações de pessoas.

Explicou que durante o dia de hoje estão previstos três momentos culturais, nomeadamente “Korda Plateau”, “Batuku nas Comunidades” e homenagem póstuma a uma batucadeira falecida recentemente.

“O primeiro momento foi o “Korda Plateau” que aconteceu em frente ao mercado do Platô onde foi proporcionado um momento de batuco às mulheres lutadoras”, apontou aquele responsável, adiantado que de seguida foi prestada uma homenagem à D. Fica uma mulher batucadeira falecida recentemente.

Segundo Adilson Spínola, no período da tarde está previsto o terceiro momento com “Batuku nas Comunidades”, onde 15 grupos de batucadeiras vão animar as respectivas comunidades.

“Em parceria com as delegações municipais e associações comunitárias iremos sensibilizar a população a aderirem à campanha de vacinação, para que possamos retomar a cultura em grande”, apontou.

Tendo em conta que grande parte dos grupos de batuco sente-se desvalorizada, assegurou que a autarquia está a trabalhar numa política e estratégia para este género musical cabo-verdiano de modo a valorizar esta tradição composta na sua maioria por mulheres chefes-de-família.

O batuque é um género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão e no canto e dança. É um património cultural de Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago.

A instituição do Dia Nacional do Batuco visa promover e garantir a defesa dos direitos humanos, da população, direitos das mulheres, e do género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão e no canto e dança, principalmente na ilha de Santiago.

O propósito é valorizar e exaltar o batuco como um dos géneros musicais mais antigos de Cabo Verde, reconhecendo a sua importância como património nacional.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos