Câmara Municipal da Praia assinala Dia Mundial do Coração com consultas gratuitas e sensibilização das pessoas   

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através da Direção de Acção Social promoveu hoje, no centro de saúde de Achadinha, uma sessão de “check up cardíaco” e de sensibilização das pessoas envolvendo os funcionários afectos ao pelouro do Saneamento.

O evento, realizado no âmbito das celebrações do dia Mundial do Coração que se assinala a 29 de Setembro, contou com a parceria da Delegacia de Saúde da Praia e o centro de saúde de Achadinha visando divulgar os perigos das doenças cardíacas, sua prevenção, e melhorar a qualidade de saúde dos 108 funcionários da autarquia da Praia.

Em declarações à Inforpress a coordenadora do sector da saúde, Margarida Rocha, avançou que a intenção é, antes de tudo, sensibilizar a população activa sobre o estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos, menos ingerência de comidas gordurosas, menos sal e menos açúcar.

“É uma campanha que iniciamos hoje e que irá terminar no dia 12 de Outubro, mas durante esse tempo vamos analisar e debater vários temas que têm a ver com o coração, hipertensão, e despiste de câncer de mama”, disse Margarida Rocha.

Conforme explicou, hoje foi oferecido ao público alvo um “check up” geral com a realização de análises completos de sangue, e palestras que abordam temas diferentes.

Por seu turno, o director do centro de saúde de Achadinha, Odair Carvalho, considera que a campanha de hoje está a servir para que médicos, psicólogos e assistentes sociais expliquem aos funcionários da câmara municipal a importância de se manter uma alimentação saudável e uma vida saudável através de exercícios físicos.

Indicou que em Cabo Verde, as doenças que afectam os vasos sanguíneos e o coração se enquadram no grupo das doenças crónicas degenerativas, as que mais levam à morte no país e que surgem por factores de riscos ligados a diabetes, hipertensão arterial, tabagismo e o nível de colesterol alto.

A data que se assinala este ano sob o lema “Potencia a tua Vida” tem como objetivo combater a doença cardiovascular (DCV), a maior assassina de todo o mundo, através da conscientização e promoção da importância de se ter um estilo de vida com o coração saudável.

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,5 milhões de vidas colhidas por ano e, até 2030, este número deverá aumentar para 23 milhões.

Globalmente, 1 em 10 pessoas com idades entre 30 e 70 anos morrem prematuramente, vítimas da DCV, incluindo doenças cardíacas e AVC, mas, 80% dessas mortes prematuras poderiam ser evitadas.

PC/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos