Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara Municipal da Praia analisa estratégia para combater a violência urbana (c/áudio)

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O vereador da Cultura e Indústrias Criativas da Câmara Municipal da Praia (CMP) anunciou hoje que estão a trabalhar num diagnóstico sobre violência urbana para a criação de uma estratégia de combate a este mal social.

António Lopes da Silva fez este anúncio à margem da sessão de abertura da formação em “Mediação de Conflitos” para guardas municipais, técnicos do Ministério da Educação, Polícia Nacional e da autarquia praiense, que decorre de 18 a 21 deste mês, no âmbito do Projecto de Localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Promovendo Cidades Inclusivas e de Paz apoiado pelo PNUD.

“O estudo participativo, que foi iniciado em Janeiro e termina em Março, irá auscultar as instituições, Organizações Não-Governamentais (ONG), associações e individualidades dos diversos bairros da cidade da Praia sobre o que pensam dessa problemática”, explicou o vereador.

Segundo António Lopes da Silva, com os ‘imputs’ recolhidos neste diagnóstico, juntamente com o plano de actividade da câmara, do Governo e de várias outras instituições que lidam com esta questão vão identificar os principais tipos e causas de violência urbana e procurar soluções e criar estratégias de combate a esse flagelo.

Para o vereador, a ideia é criar um documento estratégico com indicações concretas e adequadas a cada tipo de violência sendo que acontecem em momentos diferentes, em pessoas e grupos diferentes.

Por outro lado, considerou que outro instrumento “importante” para combater a violência é a mediação de conflitos, daí a necessidade dos indivíduos sociais que trabalham directamente com os munícipes terem um instrumento que lhes permita procurar soluções no terreno de luta contra a violência, violência sexual, contra as crianças, género, contra os emigrantes, pequenos grupos de homossexuais, lésbicas e LGBT.

“Para além dos guardas municipais que trabalham directamente com os munícipes participam também na formação técnicos do Ministério da Educação, Polícia Nacional e técnicos da autarquia”, referiu, realçando que para além do diagnóstico sobre violência urbana, a câmara está a trabalhar também em outros tipos de acções que permita a população se inteirar e conhecer os objectivos dos ODS.

O vereador disse que é necessário chegar ao terreno e às comunidades, e que através dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável vão conseguir dar respostas e fazer com que ninguém fique de fora.

Por seu turno, a representante do PNUD, Nelida Rodrigues, que lembrou que essa formação tem o apoio do PNUD através do projecto de Localização dos ODS Promovendo Cidades Inclusivas e de Paz desafiou os participantes a fazerem o bom uso das ferramentas e metodologias aplicadas, sendo que as mesmas serão replicadas em outras cidades.

“Este grupo tem muita experiência sendo que estão no terreno e convivem no dia-a-dia com complexidades urbanas, e a experiência que vocês trazem aliadas às metodologias e as ferramentas que vão ser partilhadas vão desenvolver formas de tratar com a questão da violência urbana, mas também a exclusão e situações de iniquidades”, afirmou, frisando que o objectivo é construir a paz e ter cidades saudáveis.

A formação enquadra-se na óptica de governação multi-nível que pretende promover cidades inclusivas e de paz, com especial vinculação aos ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e ODS 16 que visa “até 2030, reduzir significativamente os fluxos financeiros e de armas ilegais, reforçar a recuperação e devolução de recursos roubados e combater todas as formas de crime organizado”, expressando assim a vontade de trabalhar desde o local com uma dinâmica ascendente.


AV/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos