Câmara do Tarrafal inaugura novo espaço da biblioteca municipal e do espaço multiuso 

Tarrafal, 06 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal, no interior de Santiago, procedeu hoje à mudança da biblioteca municipal “Bibinha Cabral” e do espaço multiuso, para um novo sítio com “melhores condições”, numa parceria com a CV Telecom.

Sedeados no edifício da Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A. (IFH) em Ponta de Atum, os dois espaços foram inaugurados numa cerimónia co-presidida pelo edil José Nunes Soares, pelo presidente do conselho da administração (PCA) da CV Telecom, João Domingos Correia e pelo secretário de Estado Adjunto para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes.

Para além da biblioteca, o espaço comporta duas salas de leitura, uma sala infanto-juvenil e uma sala multiuso/sala multimédia com ligação à Internet, sete computadores e uma impressora multifunções e ainda uma sala que serve para workshops, lançamentos de livros e conferências.

Na ocasião, o autarca explicou que a mudança se deveu à “degradação” do espaço anterior e que para não pôr em causa a saúde e a segurança das pessoas o executivo camarário decidiu mudar para um novo espaço dando uma “nova centralidade” à biblioteca, que segundo ele, vai manter o nome da “heroína” Bibinha Cabral, visando perpetuar o seu legado.

Ainda sobre a biblioteca, disse que além de um novo espaço, a mesma ganhou novos títulos graças à parceria com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV) que também ministrou formação aos funcionários.

“A biblioteca está bem apetrechada e com melhores condições para os jovens de Tarrafal e não só (…)”, assegurou José Nunes Soares.

Relativamente ao espaço multiuso, lembrou que a mesma é fruto de uma parceria entre autarquia tarrafalense e a CV Telecom, que, a seu ver, é “mais uma pedra na auto-estrada da informação e do conhecimento”.

Por sua vez, João Domingos lembrou que este é o 47º espaço entregue pela CV Telecom aos municípios e associações a nível nacional, visando promover o conhecimento e o desenvolvimento do capital humano.

Aproveitou para anunciar que aquela empresa de telecomunicações vai oferecer um espaço do tipo as duas escolas secundárias desse município, para que os alunos possam também ter acesso aos meios digitais para a formação e o conhecimento.

Pedro Lopes, por seu lado, em representação do Governo, afirmou que esta parceria com a CV Telecom na criação de uma sala multimédia vai ao encontro dos objectivos do executivo que passa pela aposta no capital humano e na criação de oportunidades para jovens.

“A Internet, essas ferramentas de computadores e de digitalização, é uma auto-estrada para o mundo e não importa em que município de Cabo Verde nos encontramos. Aqui temos uma das bibliotecas municipais mais antigas de Cabo Verde e hoje está virada para o futuro e com uma sala multimédia, onde os jovens têm acesso à Internet e ao conhecimento, e é isso que é o mais importante”, sublinhou o governante.

A biblioteca municipal e o espaço multiuso encontram-se instalados no edifício da IFH e vão funcionar de segunda à sexta-feira entre as 08:00 e as 16:00 e aos sábados das 08:00 as 13:00.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos