Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara do Tarrafal de São Nicolau promove campanha de educação e sensibilização ambiental

Tarrafal de São Nicolau, 11 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, através do Pelouro de Saneamento e Ambiente, promove, a partir desta terça-feira, uma campanha de sensibilização e educação ambiental à população local.

A informação foi dada à Inforpress pela técnica ambiental, Edilene Oliveira, tendo referido que esta actividade consiste em sensibilizar os munícipes sobre um conjunto de boas práticas na gestão de resíduos sólidos e águas residuais.

É que, segundo mesma, a autarquia tem vindo a deparar com a problemática de deposição de resíduos sólidos, águas residuais e sujas tanto na via pública como em ribeiras, encostas e praias, o que tem-se tornado numa prática cada vez “mais recorrente” no município e que vem tomando “proporções alarmantes”.

Conforme explicou, estas práticas, além de gerar incómodo à população, vem causando uma poluição visual, pelo odor gerado, apresentando ainda riscos para a saúde pública por contribuir para a proliferação de vectores de doenças.

Conforme avançou, “dados do INE de 2018 revelam que 83 por cento (%) dos tarrafalenses têm fossa séptica”, entretanto “60% têm como prática deitar água suja na rua”.

Para Edilene Oliveira, esta campanha vai ajudar a perceber qual a razão destas práticas e levar soluções adequadas e sustentáveis à população local.

A iniciativa decorre em duas fases, prevendo, essencialmente, a adopção conjunta de várias acções de carácter ambiental.

A primeira fase acontece de 12 a 21 de Novembro sob o lema “Tarrafal també é bo casa, lixo é na lixo, água sujo na sanita”, prevê desde a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, bem como mostrar os efeitos nefastos para a saúde pública e o uso correcto dos contentores de lixo, entre outros.

A segunda fase decorre, de 03 a 12 de Dezembro, sob o lema “Tarrafal també é bo casa, no preservá nôs espaços verdes” e irá incidir sobre a sensibilização para a conservação e preservação dos espaços verdes, prevendo a realização de uma campanha de plantação de árvores.

Nesta primeira fase, espera-se mobilizar pessoas dos bairros “mais críticos”, designadamente, Compedrada, Chã de Poça, Marel Pintod e Alto Fontainhas.

Para isso, vai-se privilegiar contactos porta-a-porta, reuniões com líderes comunitários, distribuição de panfletos, sensibilização nas escolas do ensino básico obrigatório (EBO) e secundário, bem como concursos na rádio comunitária sobre o meio ambiente.

DG/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos