Diáspora: Câmara do Tarrafal cria projecto embaixadores municipais

Tarrafal, 13 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal afirmou hoje que a autarquia está a trabalhar no projecto de nomeação de embaixadores municipais na diáspora, visando “institucionalizar” a sua relação com a diáspora, sobretudo com emigrantes tarrafalenses.

José dos Reis falava durante o encontro de emigrantes, realizado no âmbito das festividades do Dia do Município e do santo padroeiro, Santo Amaro Abade, assinalado a 15 de Janeiro e no Dia Municipal do Emigrante, comemorado hoje, que teve como palco o Mercado de Artesanato e Cultura.

“Queremos ter uma relação mais efectiva, pró-activa e formal com a nossa diáspora e com os nossos emigrantes, por isso temos este projecto de nomeação de embaixadores municipais na diáspora como forma de termos serviços sedeados na diáspora, visando fazer a ponte entre a diáspora e o município e para dar uma resposta mais célere à demanda que existe na emigração”, explicou o chefe o edil.

Por seu turno, o vereador do Turismo, Projectos, Cooperação e Comunidades, Arnaldo Andrade, considerou o referido projecto de “inovador” para a diáspora e para os emigrantes tarrafalenses, que, lembrou, têm investido muito no município do Tarrafal.

“A intenção de termos embaixadores na diáspora e ter gente do Tarrafal que vai articular com a câmara municipal lá fora, mormente com os programas que temos para o exterior, câmaras germinadas, ONG internacionais e com as associações de próprios emigrantes cabo-verdianos”, concretizou.

Ou seja, ajuntou que a ideia é ter um “sistema de articulação” no País e no exterior.

No encontro intervieram alguns emigrantes que congratularam com a ideia da criação do projecto de nomeação de embaixadores na diáspora e com o Gabinete de Atendimento ao Emigrante.

Estes, destacaram mudança nos serviços e na burocracia e mostraram-se disponibilidade em apoiar os seus conterrâneos em dificuldades.

Ainda no âmbito do Dia Municipal do Emigrante, a câmara inaugurou o Gabinete de Atendimento ao Emigrante que tem como objectivo “facilitar o relacionamento entre os emigrantes e os serviços da administração municipal, agilizando os trâmites e procedimentos e apoiando-os, mesmo à distância com recursos às novas tecnologias de informação e comunicação, no tratamento dos seus assuntos e suas diligências, no Tarrafal e em Cabo Verde”.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos