Câmara do Porto Novo investe seis mil contos na reconstrução do primeiro jardim erguido no município em três décadas

Porto Novo, 20 Set (Inforpress) – O primeiro jardim edificado no município do Porto Novo, há mais de 30 anos, em estava em situação de degradação avançada, foi já reconstruído, num investimento a rondar os seis mil contos.

Segundo o presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, trata-se do jardim o “Ninho”, inaugurado, quinta-feira, pela ministra da Educação, da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, estabelecimento que reabre as portas a partir da segunda-feira, depois de ter recebido obras de reconstrução, co-financiadas pelo Governo e pela Embaixada da China em Cabo Verde.

Este é um dos 24 jardins infantis existentes no concelho do Porto Novo, 18 dos quais sob a responsabilidade da câmara do Porto Novo.

Maritza Rosabal destacou os investimentos que o seu ministério está a realizar no pré-escolar, sub-sistema em que tem estado a apoiar cerca de seis mil crianças, distribuídas por todos os municípios, através das subvenções à câmaras municipais.

A ministra da Educação informou que, através grupo de parceiros internacionais da educação, o Governo conseguiu já mobilizar uma verba de 1.2 milhão de dólares (114 mil contos), com uma parte, que se escusou a quantificar, será destinada ao pré-escolar.

Esse financiamento, segundo a governante, vai permitir adquirir equipamentos lúdicos para os jardins infantis em todo o país, apetrechamentos específicos para crianças com necessidades educativas especiais e promover a formação de monitoras em matéria de inclusão educativa.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos