Câmara de São Vicente assinala Dia Mundial da Luta contra a Desertificação com plantio em parque florestal urbano

Mindelo, 17 Jun (Inforpress) – O parque florestal urbano na zona da Rotchinha recebe hoje cerca de 50 plantas, no âmbito da passagem de mais um Dia Mundial da Luta contra a Seca e a Desertificação, que se celebra hoje.

A iniciativa de replantio de árvores, numa área de 3,5 hectares, é do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de São Vicente e, segundo a vereadora Carla Monteiro, a zona, onde se situa a delegação do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica e que é dotada de uma pista de manutenção física alcatroada, foi beneficiada em 2017 com cerca de 500 plantas arbustivas e subarbustivas, introduzidas no âmbito do Projecto Floresta Urbana.

No entanto, segundo a mesma fonte, apesar do trabalho de manutenção e rega, ao longo dos anos, parte dessas plantas não se afixou nesse terreno e, hoje, aproveitando a data e dando continuidade às actividades de arborização na ilha serão introduzidas cerca de 50 novas plantas.

Por outro lado, em nota disponibilizada no sítio da câmara de São Vicente na Internet, em www.cmsv.cv, lê-se que o dia de hoje é um “momento oportuno” para a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de promover a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

“O inadequado uso e exploração do solo, a pobreza, a desflorestação e as más práticas de irrigação são factores antrópicas que concorrem para a fraca produtividade da terra”, postula a mesma fonte.

Assim, prossegue, a câmara de São Vicente, através do pelouro do Ambiente, tem encetado esforços no sentido de minimizar os impactos da seca e da desertificação, com medidas de adaptação, entre elas o tratamento de águas residuais, reutilizada na regra agrícola e nos espaços verdes da cidade, assim como a manutenção e criação de áreas verdes na cidade, que para além do embelezamento torna a cidade “mais resiliente” aos efeitos das mudanças climáticas.

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação celebra-se, hoje, 17 de Junho.

Este dia foi instituído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995.

Desde então comemora-se anualmente a 17 de Junho.

O objectivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita à desertificação e à seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afectados pela seca/desertificação (países africanos especialmente).

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos