Calheta, São Miguel, 12 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel, no interior de Santiago, inaugurou hoje as obras de requalificação urbana e ambiental do bairro de Chã de Alecrim, uma reivindicação antiga dos moradores, num investimento de 13 mil contos.
O acto de inauguração dessa infra-estrutura, que contou com a presença de moradores e munícipes, foi co-presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e o presidente de câmara, Herménio Fernandes.
A obra, financiada pelo Governo, no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), contempla calcetamento da estrada, espaços verdes, sinalização do trânsito, iluminação pública, ligação domiciliária de água, passeios, ciclovias e reabilitação de casas.
Na ocasião, o autarca micaelense considerou a infra-estrutura de “importante”, sustentando que a mesma trouxe uma “mudança abismal” para aquele bairro.
Por tudo isso, Herménio Fernandes não tem dúvidas que a obra, ora inaugurada, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e a economia local.
Por sua vez, Ulisses Correia e Silva destacou a qualidade da referida obra, que considerou de “estruturante” para a população desse bairro e de São Miguel, tendo em conta que as mesmas trouxeram “mais qualidade de vida e mais auto-estima para os residentes.
“Esta obra é demostração que governamos para todos os cabo-verdianos, e as obras de requalificação urbana e ambiental são realizações que acontecem e estão a acontecer em praticamente todas as ilhas e municípios. (…) Demonstram que governar para todos é mais do que conversas, são realizações”, concretizou.
É que, segundo ele, as obras de requalificação urbana e ambiental têm feito com que as pessoas se sintam “mais felizes” nos lugares onde residem e criam actractividades para que se possa ter actividades económicas, emprego e rendimento.
Já a moradora Albertina Tavares não tem dúvidas de que todos estão satisfeitos com esta obra que, segundo ela, vai valorizar o bairro e as moradias.
O primeiro-ministro aproveitou a sua estada em São Miguel para visitar as obras de requalificação da orla marítima local.
FM/JMV
Inforpress/Fim