Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara de São Lourenço dos Órgãos recebe donativo que servirá para equipar Centro de Reabilitação para Idosos

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos anunciou, hoje, a abertura no início do mês de Março de um Centro de Reabilitação para Idosos no concelho, na sequência do donativo recebido da Fundação SimaJúlia.

Carlos Vasconcelos fez esse anúncio, à Inforpress, após receber um conjunto de equipamentos e materiais doados à Fundação SimaJúlia, sediada no município, pela Associação Amigos da Gâmbia, Aspaym de Castilla y Leon, Ballesol, Ayuntamiento de Zaratan residentes em Espanha.

“Desde cedo elegemos a promoção social como a nossa bandeira forte na governação em São Lourenço dos Órgãos, pelo que agora com esta parceria vamos reforçar essa política para que possamos chegar a mais pessoas, sobretudo, idosos e crianças com deficiência”, disse.

Cumprindo esta política de promoção social, o edil de São Lourenço dos Órgãos realçou que a doação chegou em boa altura, isso tendo em consideração a situação de pandemia, visto que os idosos do município se deslocam para centros de fisioterapia de Assomada e Praia, onde correm sempre riscos, para tratamento.

Conforme aquele autarca, existindo o Centro de Reabilitação, a doação que também inclui materiais do sector da saúde vai ser de mais valência para o centro de fisioterapia a ser aberto em parceria com a Fundação SimaJúlia.

Além do Centro de Reabilitação, Carlos Vasconcelos informou ainda que vai ser criado um Centro de Dia para acolher os idosos e onde estes terão pessoas com quem possam dialogar e confidenciar sobre as suas preocupações.

Para a presidente da Fundação SimaJúlia, Teresa Mascarenhas, essa doação que contém equipamentos como cadeiras de rodas, materiais de higiene e de posicionamento das crianças com paralisia cerebral, material ortopédico e de reabilitação, e de ginásio, só foi possível devido ao apoio de associações parceiras em Espanha.

“Durante toda a minha vida a trabalhar na promoção social nunca recebi uma doação desse tipo, pelo que decidi, já que a Fundação está sediada nos Órgãos, oferecer mais de 90 por cento desta oferta à autarquia que tudo fez para que o contentor chegasse ao país”, sublinhou.

A Fundação SimaJúlia é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de solidariedade social, criada em 2019 e tem como objectivo assegurar que as crianças e jovens com deficiência, em situação de risco, bem como suas famílias, e pessoas de terceira idade recebam cuidados específicos de que necessitam, aumentando assim a sua autonomia e promovendo a sua inclusão e bem-estar.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos