Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara de Santa Cruz inaugura jardim infantil em Renque Purga para libertar as famílias enquanto trabalham

Pedra Badejo, 17 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz, no interior de Santiago, inaugurou hoje um jardim infantil, em Renque Purga, que vai receber 37 crianças de famílias dessa comunidade rural para libertá-las enquanto trabalham, sobretudo mulheres.

O acto de inauguração desse estabelecimento educativo, construído de raiz, orçado em 2.800 contos, sendo 1.800 da edilidade e 1.000 do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, foi co-presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal lembrou que esta obra faz parte de um programa de construção, requalificação e equipamentos de jardins infantis, isto porque, sustentou, a autarquia entende que se deve dar toda atenção ao pré-escolar por ser ali que tudo começa.

É que, segundo ele, pretendem com essa aposta ter “verdadeiros homens, dirigentes, cabo-verdianos” capacitados e formados, daí o apelo para se fazer um bom uso desse equipamento social.

Por outro lado, lembrou que este espaço vai contribuir para que os pais e encarregados de educação dessa comunidade com 1.000 pessoas, 180 famílias e que vivem particamente de agricultura e pecuária possam ter algum tempo” para procurarem algum rendimento para o sustento das suas famílias.

Por sua vez, o chefe do Governo disse acreditar que investimento do tipo vai “quebrar” o ciclo de pobreza, tendo em contam que, segundo disse, o ingresso no pré-escolar é um “caminho para oportunidades”.

Conforme lembrou o chefe do Govrno, a “educação faz a diferença” e é de criança que os caminhos se definem.

Por outro lado, congratulou-se com o facto de esta infra-estrutura libertar mais tempo para as mulheres puderem procurar outras ocupações e rendimentos, tendo em conta que já sabem que as suas crianças estão em segurança, a aprender e a ganhar o futuro.

Ulisses Correia e Silva, que considerou investimento do tipo de “fundamental”, manifestou mais uma vez a ambição do Governo em trabalhar em parceria com as câmaras municipais de todo o País para não deixar nenhuma criança fora do ensino pré-escolar.

Nesse sentido, garantiu que o Governo vai subsidiar, investir e criar condições nos jardins infantis, para que a pobreza, segundo ele, não seja “obstáculo” para que as crianças não estejam nos jardins infantis.

Os moradores, sobretudo os pais e encarregados de educação, manifestaram-se satisfeitos com tal obra, e atendendo aos apelos, comprometeram-se a cuidar desta infra-estrutura do pré-escolar.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos