Assomada, 08 Set (Inforpress) – O director do pelouro da Promoção ao Investimento e Competitividade Empresarial da Câmara Municipal de Santa Catarina exortou hoje os jovens empreendedores desse município do interior de Santiago a participarem na segunda edição do programa Startup Challeng+.
“O objectivo é fazer com que os jovens com ideias negócios participem neste concurso, no sentido de tornar o tecido empresarial mais forte e tenso no concelho de Santa Catarina”, disse Amadeu Silva, à margem do encontro com jovens empreendedores, visando candidaturas à segunda edição do programa Startup Challeng+ (Competição Nacional de Empreendedores).
Segundo disse, tendo em conta que na primeira edição dessa maior competição nacional de empreendedores cerca de 50 jovens santa-catarinenses participaram no concurso, dos quais dois ficaram entre os dez primeiros a nível nacional, para esta edição, cujo prazo de entrega dos projectos é até ao dia 22, disse esperar um número máximo de projectos.
Se tal acontecer, Amadeu Silva garantiu que Assomada vai se tornar numa cidade “mais atrativa” a nível empresarial.
Na ocasião, lembrou que o município liderado por Jassira Monteiro, nos últimos tempos, deu centralidade aos jovens com ideias de negócios, em matérias de inovação e competitividade empresarial.
Para tal, lembrou que foram criadas iniciativas a Incubadora de Negócio e da Direcção da Promoção ao Investimento e Competitividade Empresarial, visando tornar as micro e pequenas empresas “mais robustas” no mercado de trabalho e reforçar o tecido empresarial no município e na região Santiago Norte.
O encontro, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Catarina, foi presidido pela presidente da câmara em exercício de funções, Isabel Monteiro, que também desafiou os jovens empreendedores a participarem no concurso Start Up Challenge+.
O município, segundo a autarca, quer ficar na linha da frente nesse concurso, daí, avançou, a edilidade, através dos seus serviços de empreendedorismo, vai ajudar todos os interessados na elaboração dos respectivos projectos para que possa atingir tal objectivo.
O momento também foi marcado pelo testemunho dos dois jovens santa-catarinenses que ficaram entre os dez primeiros na primeira edição, que aconselharam os empreendedores a apostarem na inovação, para que também possam estar entre os 30 melhores dessa segunda edição da Competição Nacional de Empreendedores.
O programa Startup Challenge+ é um concurso nacional de empreendedores que desde a edição de 2022 tem sido promovido pela Pró-Empresa, em parceria com as instituições do ecossistema, câmaras municipais, organizações empresariais, universidades, incubadoras e instituições financeiras, entre outras.
Podem concorrer os promotores com idade compreendida entre os 18 e 35 anos, que disponham de uma formação profissional ou formação superior e que tenham uma boa ideia de negócio passível de ser transformada em negócio de sucesso.
O concurso nasceu de um cenário baseado na crença de que é fundamental robustecer o ecossistema empreendedor jovem, focando essencialmente na construção de pontes entre seus diversos intervenientes, particularmente entre os jovens empreendedores e as entidades financiadoras.
FM/AA
Inforpress/Fim