Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Câmara de Santa Catarina anuncia projectos no sector da juventude e desporto a serem materializados em 2019

Assomada, 22 Mai (Inforpress) – Levar “Espaço Jovem” para mais localidades, requalificação do polivalente de Achada Lém, construção do campo de Ribeira da Barca e arrelvamento no de Chã de Tanque, são projectos da edilidade santa-catarinense (Santiago) para os próximos meses.

A informação foi dada hoje à Inforpress pelo director da Juventude e Desporto, Emanuel Coelho, assegurando que a edilidade “sempre definiu o desporto e a juventude” como prioridades, lembrando, aliás, que são realizadas ao longo do ano actividades em todas as localidades do concelho, tendo por finalidade dar mais dinâmica e elevar cada vez mais o desporto em Santa Catarina.

No sector da juventude, lembrou que o pelouro do Desporto e Juventude recentemente fez a reabertura o “Espaço Jovem” de Nhagar, que passou a contar com salas de jogos, informática, de reuniões, espaços destinados para grupos juvenis e associações, bem assim para ensaios de danças e teatro, entre outras actividades.

Tendo em conta que por ser um “espaço multiuso”, e que segundo Emanuel Coelho tem servido para afastar os jovens de alguns males sociais, a mesma fonte adiantou que se prevê a construção de mais um “Espaço Jovem” em localidades que ainda não dispõem do mesmo.

Além da construção de mais um espaço jovem, o responsável fez saber que a autarquia vai reabilitar os existentes, colocando sala de lazer em localidades que ainda não dispõem do mesmo, sem definir entretanto as zonas a serem contempladas.

Já no domínio do desporto, o director da Juventude e Desporto avançou que nos “próximos meses”, aquele município do interior de Santiago vai criar “condições infra-estruturais”, visando dar “mais condições” aos jovens para que possam praticar o desporto e actividades físicas.

Nesse sentido, acrescentou que já arrancou a terraplanagem no campo de Ribeira da Barca, cuja primeira fase vai estar concluída ainda este ano, assegurando que o mesmo vai estar em condições para que os jovens joguem.

Entretanto, informou que a iluminação e a relva, cujo financiamento está garantido pelo município de Valença (Portugal), através da cooperação descentralizada, vão ser montados no próximo ano, ou seja, segundo ele, o campo relvado de Ribeira da Barca vai estar concluído em 2020.

No entender deste responsável, os desportistas daquela localidade, que tem dado provas e contribuído para o desenvolvimento do desporto em Santa Catarina a nível do futebol e futsal e que tem “talentos”, merece uma infra-estrutura “condiga” para a prática desta modalidade.

Por outro lado, Emanuel Coelho garantiu ainda que no decurso deste ano serão ainda materializados outros projectos no domínio do desporto, tendo apontado o arrelvamento do campo de Chã de Tanque, construção de uma placa desportiva para jovens de Achada Gomes e Pedra Barro, colocação de fitness park em todas as placas desportivas e requalificação da placa desportiva de Achada Lém.

Na ocasião, lembrou que a edilidade fez intervenções no estádio municipal de Cumbém, que se encontra de “cara nova” e entre outras a serem feitas ao longo de 2019. De momento, também, se encontra na fase de conclusão a placa desportiva de Palha Carga, que vai ser inaugurada por altura das festividades daquela comunidade a 05 de Julho.

A autarquia de Santa Catarina garante ainda para este ano a construção do novo estádio municipal em Achada Falcão, com “vocação regional” e planeada para receber jogos internacionais, uma vez que está alinhada com os regulamentos da FIFA, com capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas.

A infra-estrutura, segundo a edilidade, terá dois pisos e pista de atletismo, ginásio, balneários, gabinetes para os técnicos, sala de imprensa, laboratório, sala de enfermagem, sala de arbitragem, um espaço vip e uma área administrativa.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos