Assomada, 22 Mai (Inforpress) – Levar “Espaço Jovem” para mais localidades, requalificação do polivalente de Achada Lém, construção do campo de Ribeira da Barca e arrelvamento no de Chã de Tanque, são projectos da edilidade santa-catarinense (Santiago) para os próximos meses.
A informação foi dada hoje à Inforpress pelo director da Juventude e Desporto, Emanuel Coelho, assegurando que a edilidade “sempre definiu o desporto e a juventude” como prioridades, lembrando, aliás, que são realizadas ao longo do ano actividades em todas as localidades do concelho, tendo por finalidade dar mais dinâmica e elevar cada vez mais o desporto em Santa Catarina.
No sector da juventude, lembrou que o pelouro do Desporto e Juventude recentemente fez a reabertura o “Espaço Jovem” de Nhagar, que passou a contar com salas de jogos, informática, de reuniões, espaços destinados para grupos juvenis e associações, bem assim para ensaios de danças e teatro, entre outras actividades.
Tendo em conta que por ser um “espaço multiuso”, e que segundo Emanuel Coelho tem servido para afastar os jovens de alguns males sociais, a mesma fonte adiantou que se prevê a construção de mais um “Espaço Jovem” em localidades que ainda não dispõem do mesmo.
Além da construção de mais um espaço jovem, o responsável fez saber que a autarquia vai reabilitar os existentes, colocando sala de lazer em localidades que ainda não dispõem do mesmo, sem definir entretanto as zonas a serem contempladas.
Já no domínio do desporto, o director da Juventude e Desporto avançou que nos “próximos meses”, aquele município do interior de Santiago vai criar “condições infra-estruturais”, visando dar “mais condições” aos jovens para que possam praticar o desporto e actividades físicas.
Nesse sentido, acrescentou que já arrancou a terraplanagem no campo de Ribeira da Barca, cuja primeira fase vai estar concluída ainda este ano, assegurando que o mesmo vai estar em condições para que os jovens joguem.
Entretanto, informou que a iluminação e a relva, cujo financiamento está garantido pelo município de Valença (Portugal), através da cooperação descentralizada, vão ser montados no próximo ano, ou seja, segundo ele, o campo relvado de Ribeira da Barca vai estar concluído em 2020.
No entender deste responsável, os desportistas daquela localidade, que tem dado provas e contribuído para o desenvolvimento do desporto em Santa Catarina a nível do futebol e futsal e que tem “talentos”, merece uma infra-estrutura “condiga” para a prática desta modalidade.
Por outro lado, Emanuel Coelho garantiu ainda que no decurso deste ano serão ainda materializados outros projectos no domínio do desporto, tendo apontado o arrelvamento do campo de Chã de Tanque, construção de uma placa desportiva para jovens de Achada Gomes e Pedra Barro, colocação de fitness park em todas as placas desportivas e requalificação da placa desportiva de Achada Lém.
Na ocasião, lembrou que a edilidade fez intervenções no estádio municipal de Cumbém, que se encontra de “cara nova” e entre outras a serem feitas ao longo de 2019. De momento, também, se encontra na fase de conclusão a placa desportiva de Palha Carga, que vai ser inaugurada por altura das festividades daquela comunidade a 05 de Julho.
A autarquia de Santa Catarina garante ainda para este ano a construção do novo estádio municipal em Achada Falcão, com “vocação regional” e planeada para receber jogos internacionais, uma vez que está alinhada com os regulamentos da FIFA, com capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas.
A infra-estrutura, segundo a edilidade, terá dois pisos e pista de atletismo, ginásio, balneários, gabinetes para os técnicos, sala de imprensa, laboratório, sala de enfermagem, sala de arbitragem, um espaço vip e uma área administrativa.
FM/JMV
Inforpress/Fim