Câmara de Machico quer estabelecer parcerias com município cabo-verdiano de São Nicolau

Machico, Madeira, 04 Dez (Inforpress) – Uma delegação da Câmara Municipal de Machico, Madeira, desloca-se esta semana à ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, onde pretende “preparar parcerias” e analisar a “possibilidade de geminação” dos municípios, anunciou hoje a autarquia.

A comitiva é liderada pelo presidente da autarquia, o socialista Ricardo Franco, que foi convidado a participar nas festividades do Dia do Município de São Nicolau e respectivo patrono, celebrado em 06 de Dezembro.

“Ao longo desta deslocação oficial, representantes da autarquia irão participar em vários encontros de trabalho e em visitas institucionais, no sentido de se preparar parcerias futuras, inclusive a possibilidade de uma geminação”, indica uma nota da Câmara de Machico, assinada pelo presidente.

Ricardo Franco considera que existem laços históricos entre os concelhos que justificam a sua geminação, sobretudo ao nível das pescas, indústria baleeira e indústria conserveira, com a ida dos pescadores machiquenses para a ilha de São Nicolau.

O autarca lembra, por outro lado, que o director do Museu da Pesca de Cabo Verde, José Cabral, participou nas comemorações do Dia do Concelho de Machico de 2018, na qualidade de orador na conferência “Pesca e Baleação nas Regiões Ultraperiféricas: Madeira, Cabo Verde e Açores”.

Ricardo Franca sublinha que estão também a ser analisadas “futuras parcerias e projectos” na vertente museológica e científica entre as regiões da Macaronésia, bem como o alargamento da cooperação a Cabo Verde, ao abrigo dos programas de cooperação territorial europeia co-financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“A autarquia de Machico pretende assim estreitar os laços que unem estes municípios, valorizando a história dos pescadores de Machico que foram trabalhar para Cabo Verde, ensinando as artes de pesca, trabalhando na indústria conserveira, que ainda hoje funciona, e na baleação”, sublinha.

A deslocação de Ricardo Franco a São Nicolau envolve também uma “vertente solidária”, no âmbito do projecto “Mala Solidária”, com a entrega de roupas e material didáctico escolar a diferentes associações e entidades locais.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos