Câmara da Praia promove actividades alusivas à saúde ocular para assinalar Dia Mundial da Saúde

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia promove um conjunto de actividades alusivas à saúde ocular para assinalar o Dia Mundial da Saúde que hoje se assinala, este ano sob o lema “Nosso planeta, nossa saúde”.

“O objectivo central é comemorar o Dia Mundial da Saúde, através da direcção da promoção da saúde da Câmara Municipal e o foco hoje é na saúde ocular, justamente porque o lema nos leva a reflectir sobre o que é a nossa saúde, num contexto de mudanças climáticas numa Cidade”,explicou a directora da Promoção de Saúde Municipal, Evelise Barbosa.

A responsável considerou que se vive numa cidade bastante populosa, por ser a maior do país e que por isso há desafios, e neste sentido a câmara quer trazer a saúde ocular, visto que é um desafio com que se tem deparado diariamente nos serviços que lidera.

Destacou sobretudo a questão dos “apoio para aquisição óculos graduados”, que segundo a mesma, indica “claramente” que há um “problema a enfrentar”.

O evento de hoje teve como um dos objectivos a entrega de óculos graduados a dez munícipes, dos quais oito são crianças, avançou a directora da Promoção de Saúde Municipal.

“Em média, temos vinte pedidos por dia, só de óculos, sem os outros pedidos, relacionados com a saúde”, evidenciou.

Barbosa disse que os contemplados foram seleccionados através do programa “assistência a cuidados da saúde dos munícipes”, que estabelece um conjunto de critérios para a selecção dos mesmos e que normalmente dá-se prioridade às crianças em idade escolar, pais não pensionistas do INPS e aos munícipes registados no nível 1 do Cadastro Social Único.

A mesma fonte acrescentou que a Câmara Municipal não tem meios para dar respostas a todos os pedidos e por isso procura parceiros para dar “vazão” à questão dos óculos bem como a outras questões relacionadas com a saúde, como pedidos de apoio para realização de exames complementares, como a tomografia axial computorizada (TAC) e transferências de doentes.

“O programa de financiamento que possui um protocolo com as câmaras municipais permite dar alguns apoios. Temos parcerias com ópticas que fazem um certo desconto nas compras de óculos e ainda alguns oftalmologistas parceiros. Neste momento, estamos num processo de identificação das redes de oftalmologistas que podem ajudar no sentido de apoiar nas assistências antes das entregas dos óculos”, finalizou a directora da Promoção de Saúde Municipal.

CC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos